Os trabalhadores com carteira de trabalho assinada interessados em participar do Saque Aniversário do FGTS devem ficar atentos.
Aliás, o ministro do Trabalho, Luis Marinho, já anunciou que sua gestão não aceitará fazer esse tipo de retirada. Como tal, ela planeja encerrar sua retirada de aniversário com uma nova associação em breve.
O Retiro Jubilar do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foi instituído em 2019 no governo de Jair Bolsonaro (PL). Na época, a justificativa para a liberação do dinheiro era que os trabalhadores finalmente pudessem acessar valores que eram essencialmente seus e, mais importante, movimentar a economia nessa direção.
Acontece que os funcionários que solicitam os benefícios do jubileu devem renunciar aos benefícios de rescisão. Uma vez configurada automaticamente a Conta do Fundo de Garantia, é habilitada a modalidade Saque Saque para esta conta. Nela, o empregado pode receber o valor total acumulado durante o período de serviço se for dispensado sem justa causa.
Prazo para solicitar o saque-aniversário do FGTS
Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a diretoria do FGTS votará em março uma proposta para proibir novos pedidos de saque do FGTS aniversário.
Isso significa que a partir de março, caso essa medida seja aprovada, não será mais possível fazer a troca.
Se você já recebeu uma referência de aniversário no mês do seu aniversário, nada mudará. Ou seja, aqueles que já desistiram de retirar suas recusas não serão alterados, e aqueles que ainda não fizeram suas alterações serão impedidos de se candidatar.
Marinho acredita que permitir que os cidadãos rescindam o aniversário do FGTS a cada ano fere o próprio objetivo do Fundo de Garantia, que é dar assistência financeira aos trabalhadores recém-desligados.
Além disso, ele disse ter recebido muitas reclamações sobre o período de carência de dois anos para aqueles que desejam restabelecer suas demissões.
Como aderir ao saque-aniversário do FGTS
Prazo para solicitar o saque-aniversário do FGTS
Os trabalhadores nascidos em fevereiro podem candidatar-se até ao último dia do mês da data de nascimento, pelo que a data limite para aderir a esta modalidade é o dia 28.
- Acesse o aplicativo do FGTS e faça login;
- Selecione “Meus saques” e escolha “Saque-aniversário”;
- Será preciso confirmar a mudança, em seguida ler os termos de adesão.