O Banco Central monitora atentamente o acesso da população a benefícios financeiros e presta consultoria e fiscalização em diversas situações financeiras relacionadas ao dinheiro público como órgão nacional e abrangente.
Recentemente, o Banco Central identificou que muitos trabalhadores formais não estavam retirando o benefício do PIS/PASEP, que deveria estar disponível para eles. No entanto, o auxílio não concede benefícios a trabalhadores informais, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI).
Os empregados que atuam sob o regime CLT ou possuem carteira assinada recebem o PIS/PASEP anualmente. Ainda há cerca de R$58 milhões disponíveis para saque, permitindo que os trabalhadores utilizem o benefício como desejarem. Se você deseja saber como resgatar essa quantia, continue acompanhando esta notícia até o final.
Entenda o papel do Banco Central nos pagamentos do PIS/PASEP
O PIS e o PASEP são frequentemente associados, mas apresentam diferenças notáveis. Ambos visam fortalecer a relação entre empregador, empregado e governo federal, porém, suas ações e instituições pagadoras são distintas.
Trabalhadores do setor privado que possuem carteira de trabalho assinada são o público-alvo do Programa de Integração Social (PIS). A Caixa Econômica Federal realiza o pagamento anualmente e é responsável pelo crédito do benefício.
O Banco do Brasil paga anualmente o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), que é destinado aos trabalhadores do setor público, incluindo servidores públicos.
Benefício do PIS/PASEP terá aumento de valor?
A partir de 1º de maio, o governo Lula anunciou o reajuste do salário mínimo para R$1.320. Essa medida impactará vários benefícios que usam o valor do salário mínimo como referência, incluindo o PIS/PASEP e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que terão um aumento em seu valor.
Como realizar a consulta do PIS e PASEP
Existem quatro maneiras de consultar o PIS:
- Comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal;
- Acessar o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para Android e iOS;
- Acessar o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS;
- Entrar em contato pelo telefone 0800 726 0207.
Já para realizar a consulta do PASEP, os servidores públicos têm quatro opções:
- Comparecer a uma agência do Banco do Brasil e acessar a consulta nos terminais de atendimento;
- Acessar o aplicativo do Banco do Brasil, disponível para Android e iOS;
- Acessar o site do Banco do Brasil (clique aqui);
- Entrar em contato pelos telefones 0800 729 0150 ou 4004 0001.