É de extrema importância que os novos titulares do Bolsa Família, ao começarem a receber o benefício mensalmente, estejam plenamente conscientes das obrigações que devem cumprir. Essas obrigações, conhecidas como condicionalidades, estabelecem os critérios necessários para que o grupo familiar mantenha o acesso contínuo ao auxílio. Em algumas cidades, está ocorrendo a convocação dessas pessoas para o cumprimento dessas obrigações.
Em parceria com o Governo Federal, as prefeituras estão emitindo comunicados aos titulares do Bolsa Família com o objetivo de garantir o cumprimento das obrigações. Alguns titulares devem comparecer a uma unidade de atendimento do CadÚnico, geralmente o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), para realizar a atualização de dados. Outros são convocados a comparecer a outros departamentos específicos.
Na cidade de Salvador, capital da Bahia, a Secretaria Municipal da Saúde é responsável pela convocação. O objetivo é que essas pessoas realizem o acompanhamento de sua saúde, sob o risco de terem o benefício suspenso caso não cumpram essa solicitação. Essa ação estará em vigor até o dia 30 de junho, em qualquer posto de saúde da capital, das 8h às 17h, e não é necessário agendamento prévio.
Estima-se que aproximadamente 310.681 pessoas em Salvador devam passar pelo processo de acompanhamento da saúde. Portanto, é fundamental que o titular do Bolsa Família esteja atento aos SMS enviados para seu celular, às mensagens no extrato de pagamentos, aos comunicados enviados à escola das crianças e às ligações que convocam a presença nos postos de saúde.
Saiba quais são as obrigações a cumprir
Algumas pessoas possuem desconhecimento das condicionalidades do Bolsa Família e de quem é obrigado a cumpri-las. Aqueles que não seguem o processo conforme exigido pelo Governo correm um sério risco de ter seu benefício suspenso ou até mesmo cancelado.
Portanto, é de suma importância estar atento às regras que demandam a presença nos postos de saúde, portando documento com foto, cartão do programa, caderneta da gestante (no caso de gestantes) e cartão de vacinação das crianças, para os seguintes grupos:
- Gestantes: Devem comparecer para realizar as consultas de pré-natal, acompanhando o desenvolvimento do feto.
- Mulheres em idade fértil, de 14 a 44 anos: Devem realizar o acompanhamento do estado nutricional, com verificação de peso e altura.
- Crianças de até 7 anos: Devem comparecer para atualização do cartão vacinal e para verificação do estado nutricional, incluindo peso e altura.
É essencial que esses grupos cumpram as condicionalidades a fim de manter o acesso ao benefício do Bolsa Família. O não cumprimento dessas obrigações pode resultar na suspensão ou cancelamento do auxílio.