No ano passado, a energia solar ascendeu para a segunda maior fonte na matriz elétrica do Brasil. Essa alternativa agora compõe 14,3% da matriz, superada apenas pela fonte hídrica com uma participação de 51,2%.
O crescimento é um reflexo dos benefícios econômicos da instalação de usinas fotovoltaicas e da democratização do acesso ao investimento.
A Redução nas Contas de Energia
De acordo com o banco BV, a maior instituição financiadora de energia solar do país, a adoção dessa energia limpa, renovável e de baixo impacto ambiental pode reduzir a conta de luz em até 90%.
Linha de Crédito para Energia Solar pelo Banco BV
O banco BV está facilitando o financiamento de projetos de energia solar em São Paulo e Minas Gerais, estados líderes em potência instalada.
A instituição oferece linhas de crédito que financiam até 100% dos projetos. Mariana Granata, superintendente de Solar do banco BV, explica:
“O primeiro passo para fazer a instalação é simular para o seu padrão de consumo, qual seria o tamanho da potência do projeto e a área necessária de telhado.
O passo seguinte é uma visita técnica de um profissional especializado, que avaliará as condições do local e adequará o projeto solar às especificidades da sua residência ou negócio, disponibilizando o orçamento e as condições de financiamento disponíveis.
Com a decisão tomada, o cliente pode acessar a linha de crédito do BV, em um processo totalmente digital e sem fricção.”
A Facilidade de Instalação dos Painéis Fotovoltaicos
A instalação de painéis solares é agora acessível para quem tem espaço suficiente. O valor varia com a tecnologia, potência e localização, mas o funcionamento é simples e a energia gerada pode complementar ou substituir a rede elétrica tradicional.
Vantagens e Economia com Energia Solar
A energia solar traz previsibilidade nos custos, valoriza os imóveis e tem baixa manutenção, durando em média 25 anos.
“Em geral, as parcelas têm um custo similar à conta de luz, com isso, não geram impacto significativo no orçamento familiar, uma vez que o valor que era dedicado à conta de luz passa a ser destinado para o financiamento, e após a sua quitação, mantendo o padrão de consumo, há o benefício de pagar apenas o custo de disponibilidade durante a validade das placas”, enfatiza Mariana.