O Brasil anunciou que voltará a importar energia elétrica da Venezuela, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A autorização será publicada em forma de decreto no Diário Oficial nesta sexta-feira (4/8), e a energia será produzida na hidrelétrica de Guri.
Integração Energética da América do Sul
“Esse será o primeiro passo para a integração de energia da América do Sul. Já temos Argentina, Uruguai e agora Venezuela.
É importante para quando tivermos momentos como passamos há dois anos, de muito aperto energético, como estivemos, à beira de um colapso de energia, a energia de Guri poderá ser interligada a todo o Brasil”, afirmou o ministro, em entrevista à Globonews.
Participação na Cúpula da Amazônia
Silveira irá participar da Cúpula da Amazônia, em Belém.
Histórico da Importação de Energia Venezuelana
A importação de energia da Venezuela pelo Brasil foi suspensa em março de 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Por uma questão política, na minha opinião, completamente distorcida do interesse público, se deixou de comprar essa energia de Guri e passou a comprar energia de três térmicas, duas a gás e uma a óleo diesel, colocando mais de 40 caminhões por dia na BR do Estado. Um óleo diesel que é pago por todo consumidor brasileiro”, comentou o ministro.
Finalização da Linha Ligando Manaus a Boa Vista
O ministro Alexandre Silveira destacou que com a finalização da linha ligando Manaus a Boa Vista, a energia da hidrelétrica de Guri poderá servir para ajudar a dar segurança a todo sistema elétrico nacional. “Em momentos de bonança vamos exportar, em tempos de crise, importamos”, concluiu.