O mercado financeiro presenciou um avanço do dólar comercial na última segunda-feira, registrando um aumento de 0,41%, com valores de R$ 4,895 tanto para compra quanto para venda. Durante a sessão, a moeda norte-americana chegou a tocar a marca de R$ 4,915.
Expectativas Sobre Dados de Inflação
A comunidade global financeira tem os olhos voltados para as próximas divulgações de dados de inflação. Na quarta-feira, os indicadores de julho da China serão revelados, enquanto os Estados Unidos publicarão o índice de preços ao consumidor na quinta-feira. Eduardo Moutinho, analista de mercado da Ebury, destacou:
“Os números de inflação desta quinta-feira serão observados de perto pelo Fed. Os mercados estão esperando que o número mensal do núcleo seja consistente com a recente tendência desinflacionária, em níveis compatíveis com uma inflação anual de 2% ou 3%”.
Ele ainda acrescentou que há possibilidade de volatilidade significativa nos mercados, considerando o estado atual do mercado de títulos dos EUA. O IPCA de julho será informado pelo IBGE na próxima sexta-feira.
Ata do Copom em Foco
A agenda dos investidores brasileiros também inclui a aguardada ata do último encontro do Copom do Banco Central na terça-feira. Este documento detalhará a recente redução de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, que agora está em 13,25% ao ano.
A equipe da Guide Investimentos relatou: “Após uma decisão dividida sobre a magnitude do corte da Selic na semana passada, a ata deverá informar com mais detalhes como foi essa discussão, e quais foram os argumentos que levaram à essa decisão”.
Desempenho do Real Frente ao Dólar
Mesmo com o dólar registrando uma valorização de 3,03% em relação ao real na semana anterior, em resposta ao corte de juros e às sinalizações do Copom, Moutinho salientou que o carry trade continua sendo uma opção atrativa, o que pode beneficiar o real diante do dólar.
Produção Industrial Alemã
Os mercados globais também responderam aos números recentes da indústria alemã. Estes dados apontaram para uma diminuição de 1,5% na produção em junho, contrastando com as previsões dos analistas consultados pela Reuters, que esperavam uma queda de apenas 0,5%.
Ações do Banco Central
Para finalizar, o Banco Central anunciou que realizará um leilão de até 4.310 contratos de swap cambial tradicional. Esta ação visa à rolagem do vencimento programado para 1° de setembro de 2023.