A restituição do Imposto de Renda é um mecanismo pelo qual a Receita Federal devolve parte do dinheiro que foi pago pelo contribuinte durante a declaração anual. No entanto, é importante compreender que nem todos os contribuintes têm direito a esse retorno financeiro.
Mudanças Recentes na Restituição do Imposto de Renda
Recentemente, houve algumas boas notícias para os contribuintes. Em maio, a faixa de isenção do Imposto de Renda foi atualizada, beneficiando aqueles que ganham até dois salários mínimos (equivalente a R$2.640). Assim, quem recebe até esse montante fica dispensado de declarar o Imposto de Renda.
Como Funciona o Pagamento da Restituição?
Após o prazo final de entrega da declaração, a Receita Federal iniciou o processo de pagamento das restituições. No dia 31/05, foram contemplados os contribuintes prioritários, que incluem idosos, Pessoas com Deficiência, profissionais do magistério e, agora, aqueles que optaram pela restituição via chave PIX (CPF).
Calendário de Pagamentos da Restituição
A restituição não é paga de maneira única, mas sim em diferentes lotes, totalizando cinco. Se você faz parte dos contribuintes que ainda não receberam, fique atento ao calendário.
O próximo pagamento está agendado para o dia 31/08. Contudo, se seu nome não constar nessa lista, há a possibilidade de ser contemplado nos lotes subsequentes.