Em um movimentado evento na B3, em São Paulo, o Paraná mostrou sua capacidade de atrair fortes investimentos para o setor rodoviário.
No centro das atenções estava o Consórcio Infraestrutura PR, composto por EPR e Perfin, que surpreendeu com um deságio de apenas 0,08%.
Faltam Empresas de Peso no Leilão
Algumas das empresas mais reconhecidas no setor, como CCR e Ecorodovias, não marcaram presença no leilão. O governo, percebendo a lacuna, espera uma reviravolta nos eventos futuros.
O ministro do Transporte, Renan Filho, expressou sua perspectiva: “Nós sabíamos que seria um leilão de baixa concorrência devido ao alto investimento, mas estamos otimistas com a volta das concessionárias nos leilões da [BR] 381 e 040 [previstos para novembro e dezembro, respectivamente]”.
Discussões com o TCU também estão em pauta, buscando reavaliar acordos anteriores relacionados a rodovias.
Declarações Empresariais Importantes
Miguel Setas, representando a CCR, anteriormente havia esclarecido a posição de sua empresa, citando preocupações em relação à estrutura regulamentar.
“A formulação das exigências regulatórias para esse investimento não nos dava garantia de uma rentabilidade adequada em relação ao risco”.
Dominância dos Fundos de Investimento
Os leilões do Paraná presenciaram um cenário onde fundos de investimento tiveram destaque, especialmente na rodada anterior. O destaque foi o acordo fechado entre Pátria Investimentos e o Fundo Soberano da Arábia Saudita, prometendo uma contribuição considerável nas próximas décadas.
Sobre o sucesso no leilão, José Carlos Cassaniga, do Grupo EPR, comentou: “Foram ativos que nos chamaram a atenção a importância das rodovias concedidas, por ter uma demanda de tráfego conhecida, há um histórico. Estudamos muito bem o ativo e tivemos a convicção de que poderíamos ser efetivos nesse contrato”.
Análise de Mercado e Perspectivas Futuras
Os observadores da indústria sugerem que a atual modelagem de contratos favorece mais os fundos de investimento. Esta percepção é fortalecida pelo fato de que os fundos estão em uma posição financeira mais sólida em comparação às tradicionais concessionárias.
Aline Klein, uma voz autorizada no setor, refletiu sobre os efeitos da crise sanitária nas decisões de negócios, apontando: “Isso leva a uma maior seleção dos projetos em que vão aportar recursos”.
O Que Está Incluído no Novo Pacote Rodoviário?
Este pacote promissor propõe avanços significativos em diversas rodovias no Paraná, abrangendo uma extensão de mais de 600 km. Além das melhorias, foram destinados recursos para custos operacionais ao longo de três décadas.
Estas vias são de importância crítica, ligando regiões-chave e promovendo a eficiência no transporte para pontos vitais, como o Porto de Paranaguá, uma artéria para a economia agrícola.