A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA) iniciou uma investigação para avaliar se a Cruise, uma empresa de direção autônoma pertencente à General Motors, está adotando medidas adequadas para garantir a segurança de pedestres em seus veículos autônomos, conhecidos como “robotáxis”.
A investigação visa determinar se a Cruise está implementando precauções suficientes para evitar acidentes com pedestres durante a operação de seus veículos autônomos. A NHTSA está analisando dados e registros de acidentes envolvendo os robotáxis da Cruise, bem como as medidas de segurança adotadas pela empresa.
Essa ação da NHTSA destaca a importância de garantir a segurança dos pedestres no desenvolvimento e implantação de tecnologias de direção autônoma. Com o aumento da presença de veículos autônomos nas ruas, é fundamental que as empresas adotem medidas eficazes para minimizar riscos e proteger os pedestres.
Esta investigação também ressalta a necessidade de uma regulamentação adequada e rigorosa para o setor de direção autônoma. A NHTSA desempenha um papel crucial na definição de padrões de segurança e na fiscalização das empresas que desenvolvem e operam veículos autônomos.
A General Motors, assim como outras empresas do setor, está avançando rapidamente no desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma.
No entanto, é fundamental que essas empresas garantam que a segurança seja uma prioridade máxima. As precauções adequadas devem ser tomadas para proteger todos os usuários da via, incluindo pedestres.
A investigação da NHTSA sobre a Cruise é um lembrete importante de que a segurança deve sempre estar em primeiro lugar quando se trata de direção autônoma.
À medida que a tecnologia avança, é essencial que as empresas continuem aprimorando suas medidas de segurança e cumprindo os requisitos regulatórios para garantir a proteção de todas as partes envolvidas.
A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) anunciou que foi informada de dois incidentes pela empresa Cruise, envolvendo pedestres feridos, e também identificou outros dois incidentes através de vídeos postados em sites públicos.
De acordo com a NHTSA, foram relatados casos em que os veículos autônomos da Cruise foram observados avançando em pedestres ou entrando em vias, incluindo faixas de pedestres, nas proximidades do percurso planejado dos veículos.
A avaliação preliminar da NHTSA analisou aproximadamente 594 veículos, representando o primeiro passo antes da agência buscar a obrigatoriedade de um recall.
“A agência destacou que essa situação aumenta a probabilidade de uma colisão com um pedestre, podendo resultar em lesões graves ou morte.”
A General Motors (GM) está investindo cerca de 2 bilhões de dólares anualmente na Cruise, mas acredita firmemente que esse investimento representa uma grande oportunidade de crescimento. Em junho, a CEO da GM, Mary Barra, reafirmou sua previsão de que a Cruise poderá gerar uma receita anual de 50 bilhões de dólares até 2030.
De acordo com um porta-voz da Cruise, a empresa mantém uma comunicação regular com a NHTSA e tem sido consistentemente cooperativa ao responder a todas as solicitações de informações feitas pela agência.
Em dezembro, a Administração Nacional de Segurança do Tráfego (NHTSA) iniciou uma investigação de segurança independente sobre o sistema de direção autônoma nos veículos da Cruise, após relatos de dois feridos em colisões traseiras.
Segundo a NHTSA, os veículos Cruise podem apresentar problemas de frenagem excessivamente brusca ou ficarem imobilizados de forma inadequada.