De acordo com uma pesquisa de negócios divulgada hoje, o clima no setor de serviços da França em outubro apresentou uma melhora maior do que o esperado, apesar de ainda estar em território de contração.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) preliminar do setor de serviços da França, compilado pela S&P Global em parceria com a HCOB, atingiu 46,1, o que representa uma melhora em relação aos 44,4 registrados em setembro. Esses números superaram a expectativa dos analistas consultados pela Reuters, que previam uma leitura de 44,6.
A agência S&P Global informou em um comunicado à imprensa que, embora o ritmo de contração econômica tenha desacelerado em relação a setembro, ele ainda foi o segundo mais intenso dos últimos três anos. De acordo com a agência, uma leitura acima de 50 pontos indica crescimento econômico, enquanto valores abaixo indicam uma situação de contração.
O setor de manufatura continuou a enfrentar dificuldades, pois o índice PMI preliminar de outubro registrou uma queda de 44,2 para 42,6 pontos, atingindo o nível mais baixo em 41 meses. Além disso, um índice composto, que combina dados do setor de serviços e de manufatura, registrou 45,3 pontos.