O Deutsche Bank anunciou hoje que planeja aumentar as recompras de ações no próximo ano e está considerando devolver ainda mais capital aos investidores. Essa notícia fez com que as ações do banco subissem significativamente.
O maior banco da Alemanha registrou uma queda de lucro no terceiro trimestre deste ano, mas a expectativa de possíveis dividendos permanece. O banco também prevê cortes de pessoal.
As receitas do setor de banco de investimento diminuíram, no entanto, houve um crescimento nas divisões de varejo e atacado devido às taxas de juros mais altas. O Deutsche também expressou um leve otimismo em relação às perspectivas de receitas para 2023.
O valor das ações do Deutsche Bank estava cerca de 7% maior na bolsa de Frankfurt.
Em uma reviravolta surpreendente, o Deutsche anunciou que poderá devolver aos investidores mais capital do que o previsto inicialmente, que era de 8 bilhões de euros até 2025.
James von Moltke, vice-presidente financeiro, informou à imprensa que havia potencial de crescimento nos 8 bilhões, porém ainda era incerto o quanto.
O Deutsche registrou um lucro líquido de 1,031 bilhão de euros, acima das expectativas dos analistas de cerca de 937 milhões de euros. Esse resultado é o montante atribuível aos acionistas da empresa.
Apesar da queda nos lucros, o Deutsche registrou seu 13º trimestre consecutivo de lucro, um feito notável após anos de prejuízos significativos.
“Os dados indicam um notável impulso de crescimento nos negócios, que é forte e sustentado, juntamente com uma abordagem disciplinada na gestão de custos”, afirmou Christian Sewing, CEO do banco.”
Em sua comunicação aos analistas, ele também afirmou que cortes de funcionários estão prestes a acontecer. “Observamos um pico em nosso número de funcionários e planejamos reduzi-lo ainda mais”.
As receitas do banco de investimento tiveram uma queda de 4%, o que foi menor do que o esperado declínio de 5%. Por outro lado, houve um aumento de 21% nas receitas do banco de atacado, o que superou ligeiramente as expectativas. Já a divisão de varejo teve um aumento de apenas 3%, abaixo das previsões de 5%.