Os principais índices de ações de Wall Street registraram um aumento nesta quarta-feira, com destaque para o Nasdaq, que teve um crescimento de 1,6%. Esse movimento ocorreu após o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, decidir manter a taxa de juros inalterada. Comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, também ajudaram a alimentar o otimismo em relação ao fim do ciclo de aperto, mesmo que o banco central norte-americano não tenha descartado a possibilidade de futuras elevações nas taxas.
Powell afirmou que os responsáveis pela política monetária agiriam com prudência, apesar de ainda não estarem totalmente convencidos de que as condições financeiras são restritivas o bastante para garantir uma taxa de inflação tão baixa quanto o desejado pelo Fed.
Charlie Ripley, estrategista sênior de investimentos da Allianz Investment Management, afirmou que, apesar da possibilidade de o Fed aumentar as taxas ainda existir, o comentário feito por Powell indica que o nível para tal aumento se tornou mais alto.
O índice Dow Jones apresentou um aumento de 0,67%, atingindo os 33.274,58 pontos. Enquanto isso, o S&P 500 registrou um aumento de 1,05%, alcançando os 4.237,86 pontos. Já o índice Nasdaq, que se concentra em tecnologia, apresentou uma alta de 1,64%, atingindo os 13.061,47 pontos.
Dos 11 principais setores do S&P 500, apenas dois apresentaram resultados negativos. O setor de energia registrou uma queda de 0,3%, enquanto o setor de bens de consumo básicos teve uma variação negativa de 0,06%. Os melhores desempenhos foram observados nos setores de tecnologia da informação, que subiu 2% devido à sensibilidade aos juros, e de serviços de comunicação, que avançou 1,8%.
“Reuters – Empresa de notícias VB, com sede em Brasília, solicita a redação de tradução”.