No domingo, o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, anunciou que passará o cargo de líder do Partido da Ação Popular para o vice-primeiro-ministro Lawrence Wong. Essa transição ocorrerá durante o 70º aniversário do partido, em novembro de 2024, um ano antes da próxima eleição.
Prevê-se que o partido amplie ainda mais sua influência sobre o país, o qual tem governado desde sua independência em 1965, e, portanto, é provável que Wong venha a se tornar o próximo, e quarto, primeiro-ministro de Cingapura.
Lee é o primogênito de Lee Kuan Yew, conhecido como o criador da Cingapura contemporânea. Desde 2004, ele foi secretário-geral do partido e primeiro-ministro, e no ano passado selecionou Wong como seu sucessor, que também ocupa o cargo de ministro das Finanças.
“Eu tenho plena confiança em Lawrence e sua equipe, e não vejo motivo para adiar a transição política. Portanto, tenho a intenção de entregar meu cargo ao vice-primeiro Lawrence antes das próximas eleições gerais”, declarou Lee durante uma conferência anual do partido.
Em virtude da pandemia do Covid-19, Lee, com 71 anos de idade, teve que adiar seus planos de transferir a liderança antes de completar 70 anos.
“Completamente preparado para o próximo desafio”, afirmou Wong, com 50 anos de idade, durante seu discurso anterior na conferência.