A Gol, empresa do setor aéreo, revisou suas projeções para 2023 devido ao prejuízo líquido registrado no terceiro trimestre. Como resultado, a companhia agora estima que o lucro por ação será zero este ano, em contraste com a previsão anterior de 0,30 real.
A empresa também revisou para baixo sua previsão de margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de cerca de 25% para aproximadamente 24% até 2023. Além disso, reduziu o investimento planejado em aquisição de aeronaves de 500 milhões para 100 milhões de reais neste ano.
No seu relatório financeiro, a empresa anunciou que revisou para baixo suas projeções de crescimento até 2023 devido a atrasos na entrega das novas aeronaves Boeing 737-MAX 8, decorrentes dos desafios enfrentados pela fabricante norte-americana.
A Gol registrou um prejuízo líquido de 1,3 bilhão de reais nos três meses encerrados em setembro. Embora esse valor seja menor do que o prejuízo de 1,55 bilhão registrado no mesmo período do ano anterior, a companhia voltou a registrar perdas após um lucro líquido inesperado no segundo trimestre.
No terceiro trimestre, o Ebitda recorrente registrou um aumento significativo de 79,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 1,25 bilhão de reais.
Durante o período, o preço médio das passagens aéreas aumentou em 4,5%, atingindo 46,99 centavos de real. Enquanto isso, o custo das operações sem considerar o combustível teve um aumento de 6,1%. No entanto, se considerarmos o custo total com combustível, houve uma redução de 8% no terceiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Durante o período analisado, a empresa conseguiu reduzir sua alavancagem financeira, medida pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda, de 5 para 4 vezes. No final de 2022, a Gol apresentava uma relação de endividamento de 9,5 vezes, o que demonstra uma melhora significativa em sua situação financeira.
A Gol registrou uma redução do seu endividamento no último trimestre, graças à operação de conversão de títulos de dívida. Ao final de setembro, a companhia aérea tinha um caixa total de 993,7 milhões de reais, o que representa um crescimento de quase 70% em relação ao mesmo período do ano anterior.