O contrato de referência do petróleo Brent fechou em alta acima de 80 dólares por barril na quinta-feira, devido às preocupações sobre a demanda e a diminuição do prêmio de risco de guerra que resultaram em vendas no início desta semana.
Os contratos futuros do petróleo Brent encerraram a sessão a 80,01 dólares por barril, registrando um aumento de 0,47 dólares ou 0,59%. Já os contratos futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) encerraram negociados a 75,74 dólares por barril, representando um aumento de 0,41 dólares ou 0,54%.
As esperanças dos mercados de ações e de petróleo por uma demanda forte foram abaladas no final das negociações desta quinta-feira, devido aos comentários feitos pelo chair do Federal Reserve, Jerome Powell, que indicou a possibilidade de futuros aumentos nas taxas de juros nos Estados Unidos.
John Kilduff, sócio da Again Capital LLC, afirmou que atualmente estamos enfrentando desafios macroeconômicos que estão impactando negativamente os mercados.
Durante a maior parte desta quinta-feira, os fundamentos do mercado tiveram um papel dominante nos sentimentos dos traders, à medida que os temores de interrupções no fornecimento no Oriente Médio recuaram, de acordo com Jim Burkhard, vice-presidente e chefe de pesquisa para mercados de petróleo da S&P Global Commodity Insights.
Burkhard afirmou que o início da guerra entre Israel e o Hamas está contribuindo para a volatilidade e trazendo riscos extras, mas que não tem afetado os fundamentos do mercado de petróleo.
Os preços do petróleo mantiveram-se abaixo dos níveis de fim de setembro, quando ocorreu o ataque do Hamas. Atualmente, os fundamentos sólidos do mercado de petróleo estão superando quaisquer preocupações.
O preço do petróleo Brent está atualmente quase 20 dólares por barril abaixo do seu pico em setembro.