As ações nos Estados Unidos estão registrando queda nesta quinta-feira, o que ameaça encerrar a mais longa sequência de ganhos dos índices Nasdaq e S&P 500 em quase 20 anos. Essa queda é resultado do aumento nos rendimentos dos Treasuries depois de um leilão desanimador de títulos de 30 anos, bem como dos comentários feitos pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
Powell afirmou que as autoridades do banco central dos Estados Unidos “não estão seguras” de que a taxa de juros esteja suficientemente elevada para controlar a inflação, e é possível que não possam contar com significativas melhorias na oferta de bens, serviços e mão de obra para ajudar nesse aspecto.
Antes dos comentários de Powell, as ações tiveram uma pequena queda, à medida que os rendimentos aumentavam após um leilão fraco de US $ 24 bilhões em Treasuries de 30 anos. A demanda pela dívida foi de 2,24 vezes o valor dos títulos disponíveis para venda.
“O rendimento do Treasury de dez anos, que é amplamente utilizado como referência global para decisões de investimento, aumentou em 11,60 pontos-base, atingindo 4,6241%.”
No fechamento do mercado às 17h11 (horário de Brasília), os principais índices do mercado acionário dos Estados Unidos apresentaram quedas. O índice S&P 500 registrou uma baixa de 0,80%, fechando aos 4.347,83 pontos, enquanto o Dow Jones caiu 0,55%, chegando aos 33.923,22 pontos. Já o índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,89% e encerrou o dia aos 13.528,85 pontos.
A maioria dos operadores acredita que o Fed não irá alterar as taxas de juros neste ano, apesar dos comentários de Powell. No entanto, as chances de um corte de pelo menos 0,25 ponto percentual em maio diminuíram para menos de 40% após esses comentários, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.