Neste último trimestre, a Petrobras divulgou que obteve um lucro líquido recorrente de 27,23 bilhões de reais. Esse valor representa uma redução de 41,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido à queda nos preços do petróleo globalmente, conforme divulgado pela empresa nesta quinta-feira.
De acordo com pesquisa da LSEG, analistas esperavam um lucro líquido médio de 28,74 bilhões de reais, porém o resultado obtido ficou abaixo dessa expectativa.
Segundo a empresa, o preço do petróleo Brent, que é utilizado como referência global, registrou uma queda de 14% no terceiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a 86,76 dólares por barril.
No período de julho a setembro deste ano, o lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado alcançou um total de 66,19 bilhões de reais, representando uma queda de 27,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No trimestre, a petroleira registrou uma receita de vendas de 124,83 bilhões de reais, o que representa uma queda de 26,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
No mês passado, a empresa divulgou que suas vendas totais de petróleo, gás e derivados aumentaram 6,4% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 3,07 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). A maior parte dessas vendas, 2,2 milhões de boed, foi destinada ao mercado interno.