O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez discursa no evento de assinatura de um acordo entre a empresa automobilística espanhola Ebro-EV Motors e a chinesa Chery Automobile em Barcelona, Espanha, em 19 de abril de 2024. (Foto por Joan Gosa/Xinhua)
O CEO da Ebro, Pedro Calef, disse que no quarto trimestre deste ano será iniciada a produção do Omoda 5 da Chery, o primeiro modelo elétrico da marca, bem como um modelo a combustão. Dois modelos de SUV também são esperados para o final do ano pela Ebro, fabricados com tecnologia compartilhada com a Chery.
Barcelona, Espanha, 20 abr (Xinhua) — A empresa automobilística espanhola Ebro-EV Motors e a chinesa Chery Automobile assinaram um pacto na sexta-feira para desenvolver novos veículos elétricos por meio de uma joint venture na cidade de Barcelona, no nordeste da Espanha.
Sob a aliança, a Chery se tornará a primeira montadora chinesa a produzir veículos na Europa, a partir das instalações da Ebro localizadas em uma antiga fábrica da Nissan que fechou em 2021. A joint venture na área portuária da Zona Franca de Barcelona criará 1.250 empregos e está projetada para produzir 50.000 veículos em 2027, que triplicarão para 150.000 em 2029.
“Esse acordo para a produção conjunta de veículos por duas marcas é muito mais do que um grande projeto comercial (…) é também um símbolo do processo de reindustrialização pelo qual a Catalunha e toda a Espanha estão passando”, disse o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez em um evento oficial que marcou a aliança.
“Não é comum testemunhar o renascimento de uma marca icônica e hoje todos nós compartilhamos um sentimento de alegria”, disse Sánchez. “A Ebro faz parte da memória coletiva de toda a sociedade espanhola, que teve os caminhões, vans e tratores da marca com os quais trabalharam por muitos anos.”
Ele enfatizou que o acordo “se traduzirá na produção de riqueza e na geração e manutenção de empregos”.
O setor automotivo, disse Sánchez, “é uma indústria central para o bom funcionamento da economia espanhola”. Ele observou que o acordo faz parte de “um compromisso nacional genuíno com a mobilidade inteligente e sustentável”, que se espera “transformar a Espanha em um importante centro europeu de eletromobilidade”.
Foto tirada em 5 de fevereiro de 2024 mostra um Chery OMODA E5 na cerimônia de lançamento em Jacarta, Indonésia. (Xinhua/Xu Qin)
A Espanha, que exportou 87% de sua produção automotiva no ano passado, é o segundo maior país produtor de automóveis da Europa e o oitavo maior exportador do mundo, disse Sánchez. O país tem 17 fábricas automotivas em 10 regiões, 15 centros de tecnologia e 10 clusters.
“Temos também um poderoso ecossistema de mais de 1.000 empresas relacionadas ao setor automotivo, pertencentes a 720 grandes grupos empresariais que empregam diretamente mais de 230.000 pessoas no setor de fabricação de automóveis”, acrescentou.
Os presentes no evento de sexta-feira são: o embaixador da China na Espanha, Yao Jing, o ministro da Indústria e Turismo da Espanha, Jordi Hereu, o vice-governador Shan Xiangqian da Província de Anhui, no leste da China – onde a Chery está sediada, o presidente do governo catalão, Pere Aragonès, bem como o CEO da Ebro, Pedro Calef, e o vice-presidente executivo da Chery, Zhang Guibing.
Shan disse que a implementação do projeto da Chery na Espanha beneficiará os povos chinês e espanhol. “Esperamos que o acordo marque um novo ponto de partida e aprofunde a cooperação com a Espanha em áreas como fabricação avançada e inovação tecnológica.”
Calef, da Ebro, disse que no quarto trimestre deste ano será iniciada a produção do Omoda 5 da Chery, o primeiro modelo elétrico da marca, bem como de um modelo a combustão. Dois modelos de SUV também são esperados para o final do ano pela Ebro, fabricados com tecnologia compartilhada com a Chery.
Zhang, da Chery, observou que as duas empresas estão combinando suas vantagens para “fazer algo como um recém-nascido”. “Estamos trabalhando juntos para projetar novos modelos, que também serão distribuídos por essa joint venture.”