O dólar teve alta pelo terceiro dia consecutivo no Brasil nesta sexta-feira, 10, seguindo o avanço da moeda norte-americana no exterior, após a divulgação de dados que indicaram uma piora nas expectativas de inflação nos Estados Unidos e comentários cautelosos de dirigentes do Federal Reserve sobre a política monetária no país.
O dólar à vista encerrou o dia sendo vendido a R$ 5,1578, com uma alta de 0,28%. Na semana, a moeda norte-americana acumulou um ganho de 1,75%. Enquanto isso, o Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, registrou queda de 0,46%, fechando em 127.599,57 pontos e acumulando uma perda de 0,71% na semana.
Na quinta-feira, o dólar já havia subido mais de 1% em relação ao real, devido às preocupações de que o Banco Central possa adotar uma postura mais branda no combate à inflação a partir de 2025, quando os dirigentes indicados pelo governo Lula se tornarão maioria na instituição.
Nos Estados Unidos, os principais índices acionários iniciaram o dia em alta, porém perderam força com a queda na confiança do consumidor em maio.
No cenário interno, também foi destaque o IPCA de abril, que apresentou alta de 0,38% em relação a março, quando havia registrado um aumento de 0,16%. Nos últimos 12 meses até abril, o índice avançou 3,69%, ante os 3,93% registrados até março.
A semana também foi marcada por uma série de divulgações de resultados corporativos, a decisão de política monetária do Banco Central e as repercussões das inundações no Rio Grande do Sul.
Fonte: Da redação com Reuters