O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na tarde desta 4ª feira (29.mai.2024) com a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro não estava previsto na agenda do chefe do Executivo e só foi oficializado às 21h.
A executiva levou a Lula os nomes que pretende indicar para a nova diretoria da estatal. A prática é comum e foi adotada por seu antecessor, Jean Paul Prates, no início do 3º mandato de Lula, em janeiro de 2023.publicidadePrates foi demitido do cargo em 14 de maio.
No mesmo dia, o governo anunciou o nome de Chambriard. A situação do ex-presidente no comando da estatal era vista como insustentável. Desde 2023, ele vinha passando por “fritura” de setores do governo que o queriam fora do cargo.
Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil) fizeram duras críticas à sua gestão nesse período. Lula não interveio publicamente.
O silêncio do petista, em certa medida, já era lido como um apoio tácito aos ministros.Chambriard na PetrobrasEm 24 de maio, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a nomeação da engenheira de Chambriard, de 66 anos, para o cargo.
Eis a íntegra do fato relevante da Petrobras (PDF – 318 kB).Com o aval, ela assumiu imediatamente o posto, sem a necessidade de passar por uma assembleia de acionistas.
É a 12ª presidente da petroleira desde 2003.Em entrevista a jornalistas em 27 de maio, a nova CEO da Petrobras disse ser “fácil gerir a companhia para dar lucro” e que sua gestão será focada no equilíbrio entre os resultados financeiros e os interesses dos sócios majoritários e minoritários.