A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está aguardando esclarecimentos da Golden Cross sobre a suspensão da venda dos planos de saúde.
Até o momento, a ANS afirmou que não recebeu nenhum pedido oficial para essa suspensão, portanto, a operadora não está autorizada a adotar tal medida.
Na última sexta-feira (7), a agência enviou um ofício solicitando esclarecimentos à Golden Cross, após anúncios na imprensa sobre a suspensão da venda.
De acordo com a agência, “a operadora não está autorizada a suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho), devendo todos aqueles que estiverem registrados na ANS como “ativos” permanecerem disponíveis para aquisição pelos consumidores, até que a suspensão seja devidamente autorizada pela ANS”.
Além disso, a ANS informou que no que diz respeito à parceria para utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross, não é necessária autorização, uma vez que tal prática é permitida por lei e normativos da saúde suplementar.
A agência destacou que é preciso comunicar à ANS apenas nos casos de alteração do tipo de contratação (rede direta, indireta ou própria) que tenha sido registrada.
No caso da Golden Cross querer atuar apenas com rede direta, seja para prestadores hospitalares ou não hospitalares, será necessário fazer uma alteração no registro junto à ANS para utilizar a rede da Amil (rede indireta), o que ainda não foi realizado.
A ANS ressaltou que, por não se tratar de transferência de carteira, nada muda no atendimento aos clientes e a Golden Cross continua sendo responsável pela prestação de assistência.
“As operadoras são obrigadas a fornecer aos beneficiários todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, conforme o contrato e dentro dos prazos definidos pela agência”.Até o momento, a Golden Cross não respondeu às solicitações da Agência Brasil.