Nesta quarta-feira (19), foi lançado em Araxá, no Alto Paranaíba, o protótipo do primeiro ônibus elétrico movido a bateria de íons de lítio com nióbio do mundo.
Este veículo encontra-se em fase de testes e apresenta como uma de suas principais vantagens a recarga ultrarrápida, possibilitando atingir a autonomia máxima em apenas dez minutos.
Além disso, a bateria oferece maior segurança e uma vida útil de até três vezes superior se comparada às baterias convencionais, conforme afirmado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com a empresa japonesa Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O evento contou com a presença do governador Romeu Zema.Características do ônibus elétricoO protótipo do ônibus está montado sobre um chassi de 18 toneladas e possui uma autonomia estimada em 60 quilômetros, com tempo de recarga de dez minutos em um pantógrafo de 300 kilowatts (kW).
Equipado com quatro packs de baterias de lítio contendo nióbio no ânodo, cada um com capacidade útil de até 30 kilowatts-hora (kWh).
Entre os benefícios desse sistema, a estrutura do ânodo de NTO suporta a recarga ultrarrápida e permite a operação em temperaturas mais amenas, o que contribui para aumentar a vida útil da bateria, a segurança e reduzir o consumo de energia devido à menor necessidade de resfriamento do sistema.
Testes e validaçãoO período de testes do ônibus é indeterminado e será estabelecido conforme a evolução da aplicação.
A médio prazo, está prevista a expansão para uma pequena frota destinada à validação. Durante esta etapa, todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise de seu desempenho, resultando em melhorias e no desenvolvimento da tecnologia.
Após essa fase, serão determinados os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. No que diz respeito à bateria com tecnologia NTO, a previsão é de que esteja disponível no mercado em 2025.
Ricardo Lima, CEO da CBMM, ressalta: “Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias em várias indústrias.
Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias daqui em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade.
“Essa tecnologia será validada e aprimorada com a aplicação na operação real da CBMM, onde o veículo circulará diariamente em uma rota fixa, com a recarga no pantógrafo prevista no início ou no final do percurso.
Os dados obtidos durante a operação fornecerão informações sobre as características da bateria NTO e do veículo, indicando os ajustes necessários para a futura comercialização. Por enquanto, o ônibus será utilizado apenas pelos funcionários da CBMM.