Um novo mês se aproxima e com ele novas regras no Cartão de Crédito. A mudança começa a valer a partir de 1º de julho, e até lá, você pode conhecer as alterações e se adaptar a elas.
Uma das novidades é a portabilidade de dívidas; veja como esse recurso vai funcionar. Julho chega com mudanças no cartão de crédito; veja quais são as novas regras.
Depois de mexer no limite de juros, novas mudanças serão aplicadas ao cartão de crédito a partir de 1º de julho. As alterações foram anunciadas pelo Banco Central e vão afetar a todos os usuários de cartões, independente da bandeira.
As mudanças são resultado das ações do BC para reduzir o superendividamento das famílias, situação em que o cidadão reconhece que não tem condições de pagar suas dívidas.
Mudanças no cartão de crédito
No início desse ano, o governo colocou em prática um novo teto de juros do rotativo. A medida foi pensada para evitar que uma fatura de R$ 100 se transformasse em uma de R$ 1.000, por exemplo. Agora, uma das mudanças que mais deve agradar os consumidores é a maior transparência nas faturas.
Agora as faturas devem ter informações como valor total, data de vencimento, limite total de crédito, alternativas de pagamento, informações complementares, entre outras.
Nas informações complementares, as faturas deverão apresentar a taxa de juros e os encargos cobrados de forma detalhada.
Os consumidores também poderão conferir se entraram no rotativo, que é o grande vilão das faturas. As empresas ainda terão que enviar ao titular da conta, sem custo algum, informações sobre o vencimento da fatura dois dias antes.
Portabilidade de dívidas
Um novo recurso que deve agradar bastante os consumidores é a portabilidade da dívida. Nesse sistema, o próprio consumidor pode escolher se quer transferir a sua dívida para outro banco. Para isso, ele poderá analisar as taxas de juros e os encargos cobrados.
Clientes do Nubank podem aumentar o limite do cartão de crédito de forma fácil, informa a especialista do FDR, Laura Alvarenga.