O Uno Mille tem uma legião de fãs no Brasil que, até hoje, lamenta a aposentadoria do compacto da Fiat, primeiro carro popular da história do país.
Se você se enquadra nesse grupo, pode começar a sorrir, pois a marca italiana apresentou nesta quinta-feira (27) imagens do provável sucessor do ícone: o Grande Panda.
Tratado pela Stellantis como “novo player global da Fiat”, o Grande Panda tem inspiração no modelo que fez sucesso na Europa na década de 1980, mas nunca foi vendido no mercado brasileiro. A diferença fundamental, além das linhas mais modernas, está na motorização, que será híbrida ou 100% elétrica.
“A melhor maneira de celebrar os 125 anos da Fiat é escrever as primeiras páginas do nosso futuro, começando com o novo Grande Panda.
Este automóvel compacto é baseado em uma plataforma global, dando à marca a oportunidade de expandir o seu alcance a nível mundial”, exaltou Olivier François, CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis.
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De acordo com a marca dona da Fiat, o Grande Panda é o primeiro de uma série de carros que serão lançados na família até 2027.
O “novo Uno Mille” será apresentado oficialmente no dia 11 de julho e chegará primeiro à Europa, Oriente Médio e África, mas, como é um projeto global, não está descartada a sua venda futura em países como Brasil, México e Argentina.
Como é o “novo Uno Mille”?
O Fiat Grande Panda foi projetado no centro da marca em Turim, na Itália, e tem como público-alvo famílias que estejam buscando por carros que unam praticidade e eficiência energética.
Considerado um subcompacto, o Grande Panda não faz jus ao nome, pelo menos no que diz respeito às suas dimensões.
O carro é produzido na plataforma CMP (mesma da família do Citroën C3) e tem apenas 3,99 metros de comprimento, abaixo da média da categoria, que é de 4,06 m, mas tem capacidade para carregar até 5 pessoas.
O design externo lembra tanto o antigo Panda quanto os modelos recentes do Uno que era vendido no Brasil, mas com detalhes que não deixam dúvidas sobre a modernização e evolução do modelo ao longo das mais de quatro décadas de existência lá fora.
As linhas ortogonais criam um visual forte e elegante, enquanto os faróis pixelados em LED combinam com a grade em preto brilhante, também pixelada.
As rodas exclusivas dão um tom futurista, enquanto as luzes de circulação diurna (DRLs) transformam-se em indicadores e iluminam alguns dos cubos que surgem como pixels horizontais dispostos em um padrão de tabuleiro de xadrez.
Grande Panda vem ao Brasil?
Ainda não há confirmação oficial sobre a presença do Fiat Grande Panda no mercado brasileiro, mas, segundo o que declarou o CEO da Stellantis, a chance existe, pois “não há como a Fiat ser regularmente lucrativa se não fundir as linhas europeias com as sul-americanas”.
O executivo foi além e emendou: “O Grande Panda está perfeitamente adaptado às famílias e à mobilidade urbana em todos os países. É um verdadeiro Fiat”.