Vira e mexe, a Lexus reaparece com novidades no mercado automotivo brasileiro. Atuando no Brasil desde 2012, a marca foi pioneira ao optar por vender exclusivamente carros híbridos no país.
Após quatro anos focando em híbridos plenos (HEV), a Lexus lança seu primeiro híbrido plug-in (PHEV), o RX 450h+, com um preço sugerido de R$ 609.990.
Coincidentemente, a Toyota introduziu o RAV4 plug-in dois meses antes, ambos compartilhando o mesmo conjunto mecânico.
Equipado com um motor 2.5 a gasolina, o Lexus RX 450h+ possui 187 cv e 23,6 kgfm, em conjunto com dois motores elétricos, um frontal de 182 cv e 27 kgfm e outro traseiro de 54 cv e 12,1 kgfm. A potência combinada chega a 308 cv.
Como o Lexus RX 450h+ se destaca no mercado?
O motor a gasolina do RX 450h+ opera no ciclo Atkinson, mais eficiente, com foco na economia de combustível. Faz 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, além de contar com uma bateria de 18,1 kWh que permite rodar até 56 km em modo elétrico.
A Lexus continua a vender o RX 500h F-Sport, por R$ 580.990, enquanto o RAV4 plug-in é vendido por R$ 402.450 e alcança 100 km/h em apenas 6 segundos.
Quais são as principais diferenças de design do Lexus RX 450h+?
Enquanto os modelos da Toyota apostam em carros com muitos vincos e recortes, a Lexus busca superfícies mais limpas e formas orgânicas.
A reestilização do RX, lançada no início de 2023 no Brasil, integrou a grade ao para-choque e deu às lanternas traseiras um formato mais fluido, mantendo faróis matriciais recortados. As rodas aro 21 e o design da coluna C também contribuem para o apelo visual.
Por que a cabine do Lexus RX 450h+ é uma experiência única?
Ao entrar no Lexus RX, a primeira surpresa está na maçaneta elétrica. A cabine é projetada para o motorista, com uma tela de 14 polegadas para a central multimídia dominando o painel.
Com comandos físicos para a temperatura e controle de som, o carro também oferece um head-up display projetado no para-brisas. Entretanto, é estranho que o quadro de instrumentos digital seja de apenas 7 polegadas.
- Sistema de som Mark Levinson com 20 alto-falantes
- Coluna de direção com ajustes elétricos
- Bancos confortáveis com ajustes elétricos e memórias
- Três zonas de temperatura para os passageiros
- Controle dos encostos eletricamente via comandos no porta-malas ou central multimídia
Como é dirigir o Lexus RX 450h+?
<pSurpreendentemente, o Lexus RX é agradável de dirigir. A direção é precisa e os motores respondem bem ao acelerador. Mesmo sem suspensões pneumáticas ajustáveis, o RX 450h+ usa uma combinação de molas e amortecedores que se firmam no modo esportivo.
Além disso, a Lexus se destaca pela tecnologia semiautônoma com radares adicionais que aumentam a segurança, incluindo vidros laterais hidrofóbicos para melhor visibilidade sob chuva. O preço elevado do RX 450h+ se justifica na qualidade dos materiais, tecnologia avançada e excelente desempenho.
- Sistemas semiautônomos avançados
- Tratamento hidrofóbico nos vidros laterais
- Excelente qualidade de acabamento
O Lexus RX 450h+ vale o preço?
Os R$ 609.990 podem assustar, mas o Lexus RX 450h+ possui diferenciais que justificam seu preço. Em comparação com o Volvo XC90, ele oferece uma manutenção mais econômica e atrai um público fiel, com cerca de 80% de seus compradores retornando para adquirir outro modelo da marca.
A partir de 2025, com o lançamento do elétrico RZ 450e, a Lexus promete ainda mais economia e benefícios ambientais. Para quem busca um carro sofisticado e econômico, o RX 450h+ é uma excelente opção.