Será o fim da renda fixa?
  • Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional
MoneyNews
  • Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional
Sem resultado
Ver todos os resultados
MoneyNews
Sem resultado
Ver todos os resultados

Será o fim da renda fixa?

Nada tem deixado mais investidores preocupados nos últimos anos do que a queda abrupta e incessante no rendimento das Aplicações de Renda Fixa que grande parte das pessoas possui nos bancos.

thiago por thiago
março 14, 2022

Quem aqui não se lembra da época entre 2015 e 2017, onde a gigantesca maioria das Rendas Fixas chegaram a pagar acima de 1% AO MÊS!!! Algumas, inclusive, atingiram a marca de cerca de 1,5% AO MÊS!!!

Fonte: Google

Realmente foi uma “Época de Ouro” para quem tinha dinheiro guardado, época essa que todos se lembram com muita alegria!

Mas como diz o ditado, “Nada dura para Sempre”… 

De lá para cá, a taxa SELIC, que é a que Taxa Básica de Juros da Economia, estabelecida pelo Banco Central, e que norteia todas as aplicações de Renda Fixa no Brasil, iniciou um processo de queda do patamar que se encontrava, de 14,25% ao ano, em Agosto de 2016, de forma absolutamente ininterrupta, até chegar aos atuais 5,5%! Uma queda muito agressiva, de mais de 60%!

Uma aplicação que em 2016 tinha rendimento equivalente a 100% do CDI, chegou a pagar 1,1% ao mês. Essa mesma aplicação, hoje em dia não paga sequer 0,45% ao mês! E isso ainda sem retirarmos o Imposto de Renda!

Tal mudança absolutamente drástica nas remunerações das Aplicações em Renda Fixa tem levantado sérias dúvidas sobre o Futuro dessa forma de Investimento que é, de muito longe, a preferida de nós brasileiros! E como aplicação de Renda Fixa, incluímos todas elas: CDB´s, Tesouro Direto, LCA’s/LCI’s e, inclusive, a tão famosa Poupança!

Fonte: Google

A Poupança, inclusive, está numa situação quase vergonhosa! Enquanto em 2016 chegou a pagar mais de 0,75 ao mês, livre de Imposto de Renda, ou o equivalente a 9,5% ao ano, hoje em dia paga pouquíssimo a mais de 0,3% ao mês, ou o equivalente a nem sequer 3,8% ao ano.

Só para dar uma ideia, em 2016, o Investidor, sem fazer absolutamente nada, dobraria seu dinheiro em algo em torno de 7 anos e meio! Excelente, não? Hoje em dia, em compensação, se mantida essa situação, o Investidor levará mais de 18 anos (DEZOITO ANOS) para dobrar seu dinheiro!

Agora vamos à pergunta: É O FIM DA RENDA FIXA???

E a resposta é: NÃO!

Fonte: Google

Um ponto importante a se ressaltar é o seguinte: O principal motivo pelo qual o Brasil tinha taxas de Remuneração de Renda Fixa tão mais altas era porque o Mercado como um todo tinha uma desconfiança ENORME quanto à estabilidade econômica do País e quanto à habilidade do Governo de honrar seus compromissos no Longo Prazo!

Dessa forma, o Governo era obrigado a pagar taxas muito altas de juros (que nada mais é do que a taxa SELIC) para conseguir financiar sua dívida!

Após 2017, com a melhoria efetiva na percepção de risco por parte do Mercado frente à saúde econômica de longo prazo do Brasil, isso tendo ocorrido, em grande partem, devido às importantíssimas aprovações das Reformas Trabalhista e da Previdência, o Governo conseguiu passar a financiar a sua dívida a taxas muito melhores, reduzindo absurdamente o montante pago anualmente com Juros da Dívida, que é o segundo maior gasto do Orçamento Nacional, só perdendo para gastos com a Previdência!

Além disso, com a Economia muito mais promissora e com as contas equalizadas, a Inflação brasileira caiu severamente, vindo de patamares ridiculamente altos em 2016. So para vocês terem uma idéia, em 2016, a inflação média brasileira, foi de mais de 12% ao ano! Em Setembro de 2019, a inflação despencou para menos de 3% ao ano!

Mas você deve estar se perguntando? O que isso tem a ver com o Futuro da Renda Fixa?

E a resposta é simples: Do que adiantava você ter uma renda fixa pagando 14,25% ao ano, e quando se retirava o Imposto de Renda, ficava apenas 11,3% ao ano, se a inflação média era de 12% ao ano???

Sabendo que a Inflação nada mais é do que o índice de perda de poder de compra do consumidor, isso significava no fim, que o Rendimento DE FATO de sua aplicação era cerca de -0,7% AO ANO, ou seja, você NA REALIDADE PERDIA DINHEIRO, mesmo com valores de rendimentos aparentemente tão altos!

Na SITUAÇÃO ATUAL, com Inflação de menos de 3% ao ano, e SELIC a 5,5% ao ano, suas aplicações geram, líquido de IMPOSTO DE RENDA, e depois de descontada a Inflação, mais de 2% ao ano a mais do que geravam NO AUGE DA RENTABILIDADE em 2016!!!

Isso demonstra, claramente, o quanto é importantíssimo ficar atento ao que sobra de fato NO SEU BOLSO nas suas aplicações, e, principalmente, DESCONTANDO-SE A INFLAÇÃO! Pois, no fim, não importa o valor da sua conta subir 15%, se todos os seus gastos no mesmo período subiram 20%, não é mesmo???

Certamente, o Brasil ainda está no começo de um ajuste muito importante que nos dará muito mais boas possibilidades no Futuro, mas, o que podemos afirmar enfaticamente, como muito bem demonstrado nos números acima, é que, por mais incrível do que possa parecer, a Renda Fixa hoje está muito mais vantajosa do que estava em 2016/2017, e, inclusive, do ponto de vista da rentabilidade e das perspectivas do país como um todo, MAIS VIVA DO QUE NUNCA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

LEGAL NOTICE

A Moneynews não solicita nenhuma quantia de dinheiro em nenhuma circunstância para a liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Se isso acontecer, por favor, nos notifique imediatamente.

CRF DIGITAL MARKETING LTDA

CNPJ: 44.230.574/0001-21

CEP: 13.080-300

BAIRRO: Jardim Santa Genebra - Campinas SP

RUA: Sebastião da Rocha Pita, 120

Politica de Privacidade | Termos de Uso | Disclaimer | Contato | Sobre Nós

©2021 – 2025 Moneynews – All rights reserved.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas notícias
  • Bolsa e Dólar
  • Economia
  • Em alta
  • Internacional

© 2018 JNews by Jegtheme.