O ouro é um dos investimentos mais tradicionais que existem no mundo. A vários anos este foi um ativo grandemente valorizado por diversos tipos de sociedade.
Uma das grandes vantagens levadas em consideração pelos investidores de todo o mundo, por exemplo, é que investir em ouro é investir em um ativo físico, ou seja, que tem força na reserva monetária de diversos países do mundo. Acompanhe!
O que é investir em ouro?
Investir em ouro é uma opção que qualquer investidor tem a sua disposição para diversificar a sua carteira. Por ter essa reserva de valor, o ouro costuma ser bem procurado em momentos de crise econômica, e inflação alta, por exemplo.
Portanto, para investir em ouro, basicamente se tem dois caminhos a seguir, sendo o primeiro comprar barras de ouro fisicamente. Já o segundo, é adquirir títulos atrelados à variação do valor do ouro.
Mas independente do investimento escolhido, você precisa saber que esse é um ativo de renda variável, sujeito a oscilações, e também sensível às intempéries do mercado financeiro global.
A história do ouro.
Na antiguidade, o ouro sempre representou poder, o verdadeiro sinônimo de luxo e riqueza, e sempre foi muito utilizado por povos como os romanos e egípcios.
Já na Idade Média, o ouro era mais usado pela realeza para fazer lindos ornamentos de palácios gigantescos, e espaços considerados sagrados.
Entretanto, mesmo com o passar dos séculos, o ouro ainda é um ativo de valor. Ainda representa segurança para o investidor durante duras crises econômicas. Além disso, o ouro é muito valioso por conta de sua escassez e utilidade, visto que extrair ouro não é tarefa das mais fáceis.
Vemos através de filmes e documentários, vários garimpos, pessoas que buscam esse tipo de riqueza a todo custo, algumas até arriscando suas vidas.
O ouro, por sua vez, não é encontrado em abundância na natureza. Por isso, como o suprimento dessa matéria é relativamente curto, o seu valor acaba sendo mais alto do que o de outros metais que conhecemos.
Considerações finais sobre investir em ouro.
No Brasil, a forma mais simples de investir em ouro é através da Bolsa de Valores. Para comprar ouro, o investidor deve abrir uma conta em uma corretora credenciada na Bolsa.
A principal vantagem de investir em ouro em uma corretora de valores é a segurança da transação. A cotação do ouro é feita em reais por grama, e o preço do ouro no Brasil é ligado à cotação do metal na bolsa de Nova York.
Mas essa moeda tão valiosa não é um investimento no verdadeiro sentido da palavra. Seu papel é proteger a todo custo a carteira de investimentos por meio de sua diversificação.