A Barbie, a boneca mais popular do mundo, lançou um filme na semana passada que está atraindo uma grande audiência nos cinemas ao redor do globo.
Devido a esse estrondoso sucesso, a Mattel, a empresa por trás da criação da Barbie, está vendo um aumento significativo em seus lucros.
No segundo trimestre deste ano, a Mattel, que também produz outras marcas conhecidas como Hot Wheels, registrou um lucro líquido de US$27,2 milhões.
Boneca de Sucesso: Barbie Eleva Fortunas da Mattel
Embora impressionante, o lucro recente da Mattel marcou uma queda de 59% em comparação ao segundo trimestre do ano anterior.
O lucro diluído por ação reduziu para US$ 0,08, frente aos US$ 0,18 registrados no mesmo período de 2022.
A receita líquida da Mattel também sofreu uma diminuição de 12% em relação ao ano anterior, fechando o último trimestre em US$ 1,08 bilhão.
Considerando uma moeda constante, a redução foi de 13%. No entanto, na América Latina, houve um aumento de 11% nas vendas, atingindo a marca de US$ 138 milhões.
Entre abril e junho, o Ebitda ajustado da empresa, que consiste no lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, foi de US$ 148 milhões, marcando uma queda de 20% em relação aos US$185,2 milhões do mesmo período em 2022.
Para o total de 2023, a Mattel prevê um Ebitda ajustado entre US$ 900 milhões e US$ 950 milhões, em comparação com os US$ 968 milhões do ano passado. O lucro líquido por ação ajustado deve ser de US$ 1,10 a US$ 1,20, abaixo dos US$ 1,25 registrados em 2022.
O CEO da Mattel, Ynon Kreiz, declarou ao Valor Econômico: “Aumentamos substancialmente o fluxo de caixa livre e continuamos avançando na ampliação de nossa participação de mercado”.
Barbie no Cinema: O Sucesso Além do Brinquedo
“Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade”.
Esta é a premissa do filme baseado na famosa linha de bonecas Barbie, fabricada pela empresa multinacional Mattel.
Este é o primeiro filme live-action da franquia, depois de uma série de longas-metragens animados lançados diretamente em DVD e programas de TV.
Com Margot Robbie e Ryan Gosling interpretando Barbie e Ken, respectivamente, o elenco do filme é diversificado e talentoso.