A American Express registrou um lucro do terceiro trimestre que ultrapassou as projeções nesta sexta-feira, impulsionado pelos gastos robustos de seus clientes de alta renda, que ignoraram as preocupações com uma possível recessão econômica.
A AmEx, empresa voltada para clientes de alta renda, tem conseguido minimizar em grande medida o impacto da inflação e dos aumentos nos juros impostos pelo Federal Reserve. Esses fatores têm encarecido os empréstimos e limitado os gastos não essenciais.
Como parte de uma abordagem cautelosa, a American Express (AmEx) decidiu aumentar suas provisões para perdas de crédito em 1,23 bilhão de dólares. Esse aumento representa uma elevação de 58% em comparação ao ano anterior e tem como objetivo lidar com um aumento na possibilidade de os consumidores não conseguirem pagar suas dívidas. A empresa tomou essa medida como uma precaução diante das incertezas econômicas atuais.
No entanto, a empresa relatou que as taxas de inadimplência permaneceram inferiores aos níveis observados antes do início da pandemia.
“Estamos vivendo um trimestre típico”, afirmou o diretor financeiro Christophe Le Caillec. “Estamos observando uma grande demanda por nossos produtos e serviços por parte da Geração Z e dos Millennials. Além disso, estamos vendo um aumento na adesão aos nossos produtos premium.”
De acordo com dados do LSEG IBES, a American Express (AmEx) anunciou um lucro de 3,30 dólares por ação, superando os 2,47 dólares por ação registrados no ano anterior. Os analistas, em média, esperavam um lucro de 2,94 dólares por ação.
A empresa reafirmou que seu lucro por ação e sua receita para o ano completo estão de acordo com a previsão anterior. Anteriormente, a empresa já havia informado que espera um lucro entre 11 e 11,40 dólares por ação em 2023.
“O segmento de viagens e entretenimento (T&E) continua apresentando um desempenho sólido em relação aos gastos. Notavelmente, os gastos em restaurantes são novamente uma das categorias de T&E com crescimento mais acelerado”, declarou Stephen Squeri, CEO da empresa, em um comunicado oficial.
A recente divulgação financeira revelou que a receita, quando excluídos os gastos relacionados a juros, experimentou uma ascensão notável de 13%. Esse crescimento levou o montante total a impressionantes 15,38 bilhões de dólares.
Por outro lado, observou-se também um aumento nas despesas consolidadas da empresa, que subiram 7%, totalizando 11 bilhões de dólares. Este incremento nas despesas pode ser atribuído, em grande parte, aos custos elevados associados ao engajamento e satisfação do cliente.
É evidente que, enquanto a empresa está gerando receitas mais altas, ela também está investindo pesadamente na melhoria da experiência do cliente, refletindo em custos operacionais maiores.