Na quarta-feira, o maior fabricante de açúcar da França, Tereos, revelou que metade de suas usinas de açúcar teve que diminuir a produção devido à escassez de beterrabas sacarinas.
As intensas chuvas das últimas semanas impossibilitaram que muitos agricultores colhessem suas plantações, o que causou impactos negativos na oferta de beterrabas para as usinas. Essa situação levou a empresa a reduzir sua produção, prejudicando a capacidade de fornecimento de açúcar.
De acordo com o instituto Meteo France, a França tem enfrentado um clima extremamente úmido desde meados de outubro, com chuvas acima da média em grande parte do país no último mês.
“Segundo um representante da Tereos à Reuters, ajustamos a produção nas fábricas de acordo com os níveis de estoque nas planícies.”
“Algumas fábricas localizadas no sul da nossa área de abastecimento, denominadas Artenay, Connantre, Bucy e Chevrieres, conseguiram restabelecer a produção em níveis normais”, afirmou.
A Tereos, empresa especializada na produção de açúcar, agora conta com oito fábricas de açúcar restantes em território francês. Recentemente, a companhia tomou a decisão de encerrar a produção de açúcar em sua unidade localizada em Escaudoeuvres, no norte da França, e optou por vender a fábrica para a empresa fabricante de batatas fritas Agristo.
A Cristal Union, a segunda maior produtora da França, informou que todas as suas fábricas estão operando com capacidade normal. Além disso, a empresa possui estoques de beterraba de pelo menos uma semana e está confiante de que será capaz de manter níveis adequados de estoque para manter seu ritmo normal de produção.
A empresa alemã Suedzucker, que é controladora da Saint Louis Sucre, a terceira maior fabricante de açúcar da França, não pôde ser contatada imediatamente para fazer comentários.
A maioria das fábricas de açúcar na França está situada no norte do país, embora haja também algumas ao sul e ao leste de Paris.
Segundo a Meteo France, é esperado que ocorram chuvas diárias nas regiões mencionadas nos próximos quatorze dias, com exceção do sábado.