Uma das consequências das mudanças climáticas para nossa economia de maior impacto são os desastres naturais. Isso afeta todos os países em desenvolvimento.
Sem dúvidas, o setor econômico mais afetado sempre é o agropecuário, pois, depende de condições especiais como temperatura, entre outros fatores, para se desenvolver.
As previsões para o Brasil são de aumento não apenas na média da temperatura, mas também em sua variância. Por isso, a incidência de eventos extremos deve aumentar nos próximos meses.
E esse tem sido um motivo de grande preocupação, já que muitas pessoas sobrevivem e tiram seu sustento do setor agropecuário, que é um dos principais em nosso país.
Verões e invernos muito chuvosos ou extremamente quentes são algumas das catástrofes naturais que mais prejudicam o setor. E vamos ver alguns dados importantes do INPE.
Dados importantes do INPE para agropecuária sobre as mudanças climáticas.
Estudos sempre são realizados com a intenção de preparar o setor de possíveis danos, afinal, eles ajudam na prevenção e nas precauções a serem tomadas em relação às alterações climáticas.
Portanto, vamos falar sobre dados recentes tirados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), os quais indicam um possível prejuízo em regiões onde a temperatura alta já é uma constante, por exemplo.
Nas regiões Norte e Nordeste, fica evidente, por esse estudo, um deslocamento de cultivos que não suportam temperaturas muito altas, migrando para regiões como Sudeste e Sul.
No Nordeste, as secas tendem a ficar pior, pois a elevação da temperatura tornará a região ainda menos chuvosa. Os agricultores, que vivem da agricultura e de lá tiram seu sustento, serão os principais prejudicados.
A tendência, com essa situação, é de que os moradores dessa região aumentem a dependência de programas de assistência social do Governo Federal, para manterem condições mínimas de vida na região.
O clima também afeta outros setores.
Alguns setores como a saúde também sofrerão impacto, pois, teremos aumento de doenças relacionadas ao calor e chuva, como a dengue, entre outras que podem surgir.
Com a diminuição da camada de ozônio, o índice de câncer de pele também tende a aumentar. As consequências das enchentes, aumentarão os riscos de leptospirose.
A falta de água tratada e a coleta de esgoto ficarão comprometidas, com as variáveis do clima daqui a alguns anos, aumentando os riscos de alguns outros problemas de saúde.
Considerações finais.
Vimos aqui como o clima prejudica não só a economia, quanto outros setores de nosso país. O uso indevido dos recursos naturais, nos levam a um ponto muito próximo do esgotamento dos recursos do planeta.
Portanto, vivenciaremos uma situação crítica economicamente, caso não lutemos para preservar tudo o que temos de recursos naturais. Em outras palavras, ou fazemos mudanças o quanto antes, ou tanto a economia quanto a vida do planeta entrará em colapso.