As constantes flutuações nos preços dos combustíveis levantam uma questão recorrente: qual é a melhor opção para abastecer? Entenda aqui os prós e contras de cada combustível.
Impacto Ambiental
O etanol (ou álcool) é produzido a partir de vegetais e tem um impacto ambiental menor, poluindo menos do que a gasolina. Se a sustentabilidade é uma de suas prioridades, o álcool é a escolha verde.
Desempenho do Motor
Quando pensamos em eficiência e cuidados com o motor, o álcool tem uma ligeira vantagem. Isso ocorre porque a gasolina pode, ao longo do tempo, deixar resíduos prejudiciais no motor, enquanto o etanol promove uma combustão mais limpa.
Autonomia de Viagem
Se sua preocupação é a distância que pode percorrer com um tanque cheio, a gasolina leva a melhor. Ela proporciona maior autonomia, tornando-se a opção preferida para quem tem o costume de fazer viagens longas.
Durabilidade no Tanque
Ao comparar a durabilidade de ambos os combustíveis, a gasolina se mostra mais resistente. Isso significa que você provavelmente terá que reabastecer menos frequentemente se optar por ela em vez do etanol.
Economia ao Abastecer
Uma dica prática é dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina. Se o resultado for de até 70%, o álcool torna-se a opção mais vantajosa em termos econômicos.
Flexibilidade de Escolha
Para aqueles com carros flex, a decisão se torna mais simples, já que é possível usar ambos os combustíveis. O motorista pode então escolher o que for mais conveniente e econômico no momento.
Fatores que Influenciam os Preços
Lembre-se que as variações de preços nos postos de combustível são determinadas por diversos aspectos, como impostos, demanda e oferta, e margens de lucro. Por isso, é vital se manter informado para fazer escolhas inteligentes ao abastecer.