Recentemente, o Índice de Preços ao Consumidor, divulgado pelo FGV Ibre, revelou que os preços de presentes e serviços típicos do Dia dos Pais registraram um aumento acima da inflação média.
No comparativo anual, o custo destes produtos cresceu 4,1%, superando o acumulado de 12 meses da inflação média, que foi de 2,8%.
Itens com Maiores Aumentos de Preço
Dentre os produtos que mais tiveram aumento, destaque para os livros e perfumes, que registraram alta de 8,3%. Além deles, roupas e serviços de restaurantes também apresentaram crescimentos significativos, com 5,5% e 5,3%, respectivamente.
Produtos Tecnológicos em Queda
Por outro lado, os produtos tecnológicos, como computadores e celulares, apresentaram queda nos preços, sendo -4,3% e -2,6%, respectivamente.
André Braz, coordenador dos Índices de Preços do FGV Ibre, afirmou: “Por isso, nem sempre o produto que ficou mais barato deve ser escolhido como presente. Isso dependerá da disponibilidade financeira da família, que poderá optar por um almoço, por exemplo, cujo nível de preços é mais baixo, mesmo com os serviços de restaurantes subindo em média, 5,3%”.
Projeções para o Dia dos Pais no Comércio
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), espera-se que as vendas no Dia dos Pais alcancem a marca de R$ 7,67 bilhões, representando um crescimento de 2,2% em relação ao ano anterior.
Vale ressaltar que, em termos de importância para o comércio, o Dia dos Pais é o quarto evento mais relevante, ficando atrás somente do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.