A diretora do Federal Reserve, Michelle Bowman, recentemente colocou em foco a questão das oportunidades econômicas para a juventude norte-americana.
Inatividade Juvenil: Um Sinal de Alerta
Um aspecto preocupante emergiu nos últimos vinte anos: o número crescente de jovens que nem estudam, nem trabalham. Durante sua fala no evento “Fed Listens”, Bowman expressou:
“Jovens ainda enfrentam desafios significativos a longo prazo. O que é preocupante tanto para os indivíduos como para a economia como um todo”.
Sinais de Recuperação no Emprego Juvenil
Por outro lado, há indicadores animadores. Bowman mencionou que a participação no mercado de trabalho para os jovens de 18 a 24 anos retornou aos patamares pré-pandêmicos.
Ademais, destacou um aumento nos salários desse grupo, que tem superado a taxa dos trabalhadores mais maduros nos últimos tempos.
Evitando Discussões de Política Monetária
Ao concluir, é digno de nota que Michelle Bowman optou por não se aprofundar em questões de política monetária em sua apresentação.
De maneira similar, Austan Goolsbee, que preside o Fed de Chicago e estava presente no evento, também optou por uma abordagem mais reservada quanto a tais assuntos.