O dólar permaneceu praticamente estável em relação ao real hoje, pois os investidores aguardavam por mais comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Na véspera, Powell não abordou as perspectivas de política monetária, o que gerou expectativas no mercado. Além disso, o mercado reagiu positivamente à aprovação da reforma tributária no Senado.
Às 9h43 (horário de Brasília), a cotação do dólar estava estável, sendo vendido a 4,9076 reais. Já na B3, o contrato de dólar futuro com vencimento mais próximo apresentava uma leve alta de 0,01%, cotado a 4,9195 reais.
“No cenário internacional, o índice do dólar em relação a uma cesta de moedas fortes está apresentando um aumento de 0,17%. Os investidores estão mais uma vez aguardando ansiosamente os comentários de Powell, marcados para as 16h (horário de Brasília), após sua relutância em discutir sobre as taxas de juros no dia anterior.”
“Hoje, acredito que Powell terá mais tempo para discutir, já que será questionado sobre estratégias e ações da política monetária… então, hoje talvez consigamos obter mais informações”, comentou Thiago Avallone, especialista em câmbio da Manchester Investimentos. Ele ressaltou que os comentários do presidente do Fed podem fornecer um direcionamento mais claro para o dólar.
Na semana passada, houve um comunicado de política monetária mais suave e dados de emprego mais fracos nos Estados Unidos, o que aumentou as expectativas de cortes de juros pelo Fed no primeiro semestre do próximo ano. No entanto, o otimismo foi um pouco moderado desde então devido a comentários cautelosos de autoridades do banco central.
À medida que os custos dos empréstimos nos Estados Unidos aumentam, o dólar tende a fortalecer-se internacionalmente. Isso ocorre porque os investidores começam a se interessar cada vez mais pelo mercado de renda fixa extremamente seguro dos Estados Unidos.
No entanto, para apoiar os ativos brasileiros, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) referente à reforma tributária foi aprovada pelo Senado em duas votações na quarta-feira. Essa PEC propõe a unificação de tributos e estabelece limites para o aumento da carga tributária, entre outros aspectos.
Após as modificações realizadas pelos senadores, o texto agora retorna à Câmara dos Deputados.
De acordo com um relatório do JPMorgan divulgado hoje, a reforma tributária pode não ser a ideal, porém, considerando que o sistema tributário atual é um dos mais pesados do mundo, merece uma nota razoável.
“Apesar de reconhecermos seus defeitos, acreditamos que os pontos fortes do banco terão um impacto mais significativo a longo prazo”, afirmou o JPMorgan em um comunicado assinado por Cassiana Fernandez, chefe de pesquisa econômica para América Latina, e pela economista Mirella Mirandola Sampaio.
No último dia, o dólar à vista encerrou o dia sendo negociado a 4,9078 reais na venda, registrando um aumento de 0,70%.