Visão Geral
O Banco Central do país reduziu a taxa básica de juros pela 1ª vez em 9 meses, indo de 50% a.a. para 47,5% a.a. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse neste sábado (28.dez.2024) que as taxas de juros diminuirão para que a inflação também caia em 2025. A fala se deu em discurso no congresso do seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento. Segundo o chefe de Estado turco, 2025 será o “ano marcante” para abaixar as taxas de juros.
O Banco Central da Turquia cortou sua taxa básica de juros em 2,5 pontos percentuais na 5ª feira (26.dez.2024), reduzindo de 50% para 47,5% ao ano, depois de uma estagnação desde março. A autoridade monetária defendeu uma tendência à desinflação. A defesa de cortes nas taxas de juros para conter a alta de preços, contudo, é vista como “heterodoxa” no meio econômico, uma vez que os bancos centrais costumam aumentar a taxa básica de juros para conter a alta de preços.
No discurso, Erdogan defendeu ainda que parte da culpa pela inflação seria de “oportunistas” que exploram a economia de livre mercado aumentando os valores exorbitantemente. Afirmou que a nação deve boicotar essa parcela para “superar” o problema. Em menos de 1 ano, a taxa básica de juros da Turquia saiu de um dígito para 2 dígitos, em 2023. Em fevereiro, a passou de 9% para 8,5%. Foi subindo gradualmente ao longo do ano até atingir 35% em outubro. Chegou a 50% em março de 2024 e se manteve estável até dezembro.
Características
– Redução da taxa básica de juros;
– Discurso do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sobre a diminuição das taxas de juros para conter a inflação em 2025;
Benefícios
– Possibilidade de queda da inflação;
– Estímulo ao mercado econômico;
– Potencial aumento do poder de compra dos cidadãos.
No discurso deste sábado, o presidente da Turquia, que lidera o país desde 2003, também disse que, se houver uma boa queda na taxa de inflação, “é claro” que avaliará modificar o salário mínimo no país. O governo anunciou nesta semana que o salário mínimo terá um aumento de 30% e passará a ser 22.104 liras turcas em 2025 (R$ 3.900 na cotação atual). Durante o discurso em Bursa, ressaltou que o aumento de 30% seria superior à meta de inflação para 2025 do Banco Central e afirmou que o governo fez o maior aumento no salário mínimo da história da Turquia. Pediu ainda “paciência” e “apoio” ao programa econômico.