**Visão Geral:**
A Petrobras está em um momento de retomada de investimentos em projetos de refino após a crise desencadeada pela Operação Lava Jato. Com licitações abertas e um plano estratégico robusto, a estatal prevê investimentos expressivos nos próximos anos nesse segmento, buscando impulsionar a economia e gerar oportunidades para a indústria nacional.
Com a reabertura de licitações para projetos paralisados após a Operação Lava Jato, a Petrobras fecha 2024 com a maior projeção de investimentos em refino desde a descoberta do esquema de corrupção que culminou com a maior crise recente da estatal. A aceleração das encomendas foi uma das missões dadas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidente da Petrobras, Magda Chambriard, mas a empresa vem encontrando algumas dificuldades para assinar contratos devido a ofertas acima do previsto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante cerimônia no Complexo de Energias Boaventura, antigo Comperj. A Petrobras fecha o ano com 7 licitações abertas para obras na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, 12 para projetos no antigo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, hoje Complexo de Energias Boaventura) e 3 para unidade de fertilizantes de Três Lagoas (MS). Tem ainda concorrências em aberto para modernização e ampliação da capacidade na Reduc (Refinaria de Duque de Caxias) e na Recap (Refinaria de Capuava).
Lotado, o evento era um termômetro do ânimo de fornecedores com a variedade de licitações na área de refino, vistas como oportunidades de retomar o fôlego perdido após a suspensão de grandes projetos ao fim do governo Dilma Rousseff (PT). A Petrobras não abre valores exatos das encomendas, mas em cerimônias durante o ano disse que a retomada das obras da Rnest, do Complexo Boaventura e da UFN-3 custará cerca de R$ 25 bilhões. Outros R$ 7 bilhões serão investidos na Reduc.
**Características e Pontos Relevantes:**
– Retomada de investimentos em projetos de refino após a crise da Lava Jato.
– Plano estratégico da Petrobras prevê investimentos expressivos na área de refino.
– Licitações abertas para obras de modernização e ampliação em diversas refinarias.
**Benefícios:**
– Geração de oportunidades para a indústria nacional.
– Impulsionamento da economia.
– Criação de empregos e fortalecimento do setor de refino.