Como pedir aposentadoria pela internet?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
pedir aposentadoria

Nos últimos anos, o governo notou que esse meio era a melhor estratégia para ser mais acessível ao cliente. Afinal, a internet é encurta a distância e ajuda quem não pode sair de casa a resolver diversos assuntos.

Abrir a oportunidade de se pedir a aposentadoria de forma online traz muito mais benefícios para os usuários, ainda mais nos dias de hoje com o isolamento social.

O judiciário inovou, e investiu para viabilizar todo o processo eletrônico, o qual pode ser acessado facilmente de qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, através desta ferramenta poderosa, você não precisa sair de casa.

Neste artigo, você vai aprender como pedir a sua aposentadoria através da internet em 5 passos simples. Então, pegue papel e uma caneta para anotar tudo que precisa fazer.

5 passos para pedir a sua aposentadoria online.

Publicidade

1º Passo- Se informe sobre o benefício.
A primeira coisa é saber detalhadamente sobre o tipo de aposentadoria adequado para você. Fazer o pedido do benefício incorreto pode levar você a perder dinheiro.

Se você não estiver seguro, e está um pouco perdido em relação à legislação previdenciária, se oriente com um profissional, ele indicará o melhor caminho para você se aposentar da maneira certa.

2º Passo – Reúna os documentos necessários.
Depois de saber o tipo, reúna todos os documentos para comprovar o seu direito à aposentadoria. Afinal, cada tipo exige um tipo de documentação específico.

Se por acaso, a sua aposentadoria estiver relacionada a alguma doença ou acidente, reúna também os documentos médicos, que comprovem e atestem o problema que você está passando.

Publicidade

3º Passo – Faça seu cadastro no INSS.
Com os documentos em mãos, acesse o portal meu INSS e quando a página abrir, você deverá preencher todos os seus dados e responder algumas perguntas.

No final, você receberá uma senha provisória, e ao entrar no sistema, será necessário cadastrar uma nova senha. Portanto, escolha uma senha fácil e anote para não esquecer.

4º Passo- Realizando o requerimento da aposentadoria.
No lado esquerdo, clique sobre o botão “Agendamentos/Requerimento” e, em seguida, sobre a opção “NOVO REQUERIMENTO” digite o tipo de aposentadoria que deseja no campo de busca.

Na sequência, preencha os dados solicitados, a partir deste ponto, o procedimento varia conforme a opção escolhida, e a partir daí, é só seguir o passo a passo do site.

Publicidade

5º Passo- Anexe a documentação necessária.
No último passo serão exigidos seus documentos, para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição. Logo abrirá uma janela para que você anexar os documentos.

Os arquivos devem estar digitalizados e salvos em formato PDF. Se você não possui uma digitalizadora, fotografe os documentos, e converta a foto para o formato PDF.

Ao final, será gerado um comprovante, salve-o no seu computador. Depois é só aguardar a decisão do INSS, consulte sempre o seu pedido pela aba “Agendamentos/Requerimentos”, para ver os detalhes do andamento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber as notícias mais quentes do mercado?

Concordo com o envio dos dados pessoais acima que serão utilizados pelo MoneyNews no fornecimento de conteúdo informativo e publicitário nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.