Dicas inúteis que toda pessoa sem dinheiro adora dar! Fuja delas!

Você já percebeu que é extremamente comum que quase todos aqueles que não obtiveram sucesso financeiro e profissional na vida, ofereçam “Dicas Infalíveis” sobre como obter tais sucesso???

Pois bem, isso não é, infelizmente, uma coincidência! Todos nós, em algum momento da vida, especialmente aqueles vieram de uma origem mais humilde, devem ter cometido a gafe de tentar “ensinar” outros a ser mais vitoriosos em suas vidas através de atitudes que nós mesmos já havíamos tido anteriormente, mas sem conseguir bons resultados com elas!

Isso, em geral acontece, pois o mindset mais comum que existe na cabeça das pessoas é o de instintivamente “esquecer de forma seletiva” momentos de nossas vidas em que tivemos atitudes ou posturas que acabaram por obter resultados desastrosos ou, no mínimo, muito diferente do esperado e, após algum tempo, agirmos ou falarmos de forma a valorizar o efeito de tal postura, seja por ignorar intencionalmente algumas consequências, seja por literalmente distorcer o que de fato se pretendia ou se obteve.

Abaixo, apresentamos algumas “super dicas” que comumente ouvimos dessas pessoas e que, sem a menor sombra de dúvida, todos deveriam procurar evitar, ou pelo menos, avaliar com MUITO CUIDADO antes de implementá-las em suas vidas:

– Tudo aquilo que você faz com amor, um dia vai te deixar rico!

Essa pérola do conhecimento popular, provavelmente, está entre as maiores falácias que já foram ditas por alguém no planeta Terra! É óbvio que todo trabalho que você desempenhe, e que te traga paz de espírito, satisfação ou coisa que o valho, certamente te dará uma vida mais TRANQUILA. Agora, entre isso te dar uma vida Tranquila e ela te deixar RICO existe um verdadeiro abismo de diferença, não é mesmo? Quantas pessoas você conhece que são absolutamente fantásticas e felizes em sua profissão, e que ainda assim, estão muito longe de ficarem ricas com ela? Provavelmente dezenas (senão centenas), não é mesmo?

Então lembre-se: Amar sua profissão é algo muito bom, mas se o objetivo é conseguir viabilizar uma vida confortável financeiramente, e de forma mais rápida, no sentido de não ter de aguardar até se aposentar para ter tranquilidade, então melhor reavaliar isso em suas perspectivas de vida.

– Cara, tenho um amigo de um amigo meu que tem um negócio imperdível que faz 5% ao mês!

Olha, se tem algo que existe desde que o mundo é mundo, é gente tentando tirar vantagem de outras pessoas. E se tem uma forma que elas gostam de fazer isso é apelando pra ganância e pela pressa das pessoas!

Todo mundo aqui, provavelmente, já recebeu algumas vezes daquele amigo que vive sendo passado pra trás, uma “dica imperdível” sobre uma oportunidade de “investimento” que quase ninguém tá sabendo, e que mesmo assim paga 5% ao mês, 10%… até 15%! Você só tem que mandar a grana pra conta de uma Empresa super foda, e ela vai te pagando mensalmente o rendimento… mas tem que esperar pelo menos 2 anos pra conseguir retirar tudo.

Pirâmides financeiras são uma realidade no mercado há vários séculos, e só vem se tornando cada vez mais sofisticadas para conseguir atingir mais pessoas e fugir da Justiça.

Então, se podemos dar uma dica quanto a isso é a seguinte: Se alguém um dia bater na sua porta oferecendo dinheiro fácil e rápido, feche a porta o mais rápido possível e se possível solte os cachorros todos! Negócio bom de verdade e que dá dinheiro em grandes quantidades, todo mundo que é dono dele, guarda pra si!

– Pagamento parcelado é ótimo! Pega um produto caro e paga uma ninharia por mês!

Vocês sabiam que nos Estados Unidos, por exemplo, não existe a prática de pagamento parcelado no cartão ou onde quer que seja? A não ser que esteja adquirindo um bem de valor muito alto, tal como um carro, uma casa ou coisa do tipo, todo o restante é pago à vista na grande maioria das vezes???

E você sabe por que é assim? Porque nada é de graça no mundo e quando alguém parcela a venda de um bem de valor agregado menor tal como uma calça jeans, a estadia num hotel ou até um celular em 6 parcelas, 12 parcelas, 24 parcelas SEM JUROS, é um sinal claro que você está, no mínimo, perdendo uma chance preciosa de negociar uma condição melhor à vista!

No Brasil, em que os juros do cheque especial estão na casa das centenas de % ao ano, ou onde uma Renda Fixa paga 5-6% ao ano, o comerciante te ofertar uma condição de 24 parcelas SEM JUROS, é sinal claro que existe você está provavelmente sendo enganado! De outra forma, o comerciante estaria deixando de ganhar o dinheiro desse rendimento que teria em uma renda fixa qualquer, e nenhum comerciante, especialmente os maiores, perde dinheiro assim!

Toda vez que te for ofertado um parcelamento grande por um bem de consumo ou serviço de baixo valor agregado, é um SINAL CLARÍSSIMO de que você tem espaço para negociar o preço a vista, e quanto maior o parcelamento “sem juros”, maior a potencial flexibilidade para negociar!

– Quanto mais “Estudo” você tiver, mais bem sucedido você será!

Essa é, de muito longe, uma das maiores “verdades” que nos foram ensinadas por nossos pais e avós! Quanto mais estudos, cursos, pós graduações, etc, você tiver, mais bem sucedido e mais alto na empresa dos sonhos você irá.

Um ponto é importante ser dito: até principalmente os anos 80/90, essa era uma realidade importante para nossos pais e avós, especialmente porque o Brasil só se desenvolveu saindo de um país rural para um país urbano no fim dos anos 60, então durante esse período, quem queria se destacar mesmo, tinha de fato que buscar estudos pois, num país que era majoritariamente analfabeto ou tendo o ensino fundamental apenas, qualquer destaque no sentido de formação educacional funcionava de fato como uma vantagem competitiva.

Nos dias de hoje, sabendo a facilidade com que a informação corre através da Internet, e sabendo o nível de competitividade que o Mercado como um todo possui, o curso superior passou a ser uma questão secundária na avaliação de um potencial colaborador dentro de uma empresa.

Habilidades como foco em resultados, criatividade, habilidades computacionais, adaptabilidade, capacidade empreendedora dentre tantas outras tem sido, sem sombra de dúvida, muito mais cruciais do que uma dezena de diplomas na parede! 

Também é bom lembrar: alguns dos caras mais ricos e influentes da História sequer curso superior tiveram. Dentre eles, destacamos: Bill Gates, Steve Jobs, Henry Ford, Walt Disney.

Recomendados