Habilidades de negociação que todos deveriam possuir

Houve um tempo em que um pouco de negociação e “pechincha” era esperada em praticamente toda transação comercial, seja na compra de uma calça jeans, seja na compra de um pãozinho na padaria. Infelizmente, com o passar dos anos, o uso de habilidades de negociação acabou ganhando um ar de “mais adequado” apenas em compras de bens de maior valor agregado, tais como a compra de uma casa, de um carro ou então na compra de itens usados ou de segunda mão.

Mas é muito bom lembrar que, independente do que o senso comum acaba por tornar “normal” ou “adequado”, a habilidade de negociar está entre as mais importantes para qualquer pessoa que pretenda ter melhores condições na aquisição de qualquer tipo de bem de consumo e, saber fazer bom uso desse tipo de capacidade muito provavelmente te fará economizar uma grande soma de dinheiro ao longo da vida!

Seguem abaixo algumas dicas preciosíssimas:

– Seja Rápido

Vendedores querem, na maioria das vezes, desovar seus estoques para poderem repor os mesmos e depois vender novamente, e nesse sentido, por muitas vezes preferirem girar seus estoques o máximo de vezes possível no menor espaço de tempo, tendem a gostar da idéia do “antes um pássaro na mão do que dois voando”, dessa forma, ser “o primeiro” em momentos de barganha tende a te dar vantagens grandes pois fica com você a possibilidade de ser o primeiro a fechar bons negócios. Dessa forma, se mantenha sempre atento a boas possibilidades de negócio, e ao surgir alguma, seja muito ágil no sentido de fechar o negócio antes dos demais!

– Seja Criativo

Ótimos negócios podem vir em diversas formas, dessa forma seja flexível e criativo na forma de estruturar boas negociações. Tente negocias a compra de diversos itens ao mesmo tempo, transferindo desconto entre eles, ou fechando descontos pelo atacado. A habilidade de ser um negociador eficiente está em manter sua mente criativa para a forma de apresentar boas negociações à outra parte, no sentido de apresentar vantagens inclusive para aqueles que sequer acreditavam que tais vantagens eram possíveis!

– Seja Confiante

A relação entre compradores e vendedores foi fortemente estruturada ao longo de séculos de práticas e técnicas, e acabou por formar uma cultura onde o preço na etiqueta tende a ser a coisa menos importante. Não é algo exatamente simples entrar numa negociação com outra pessoa simplesmente por causa do preço, e, dessa forma sair com um bom negócio. Dessa forma, se vc é alguém com problemas de auto-confiança, é essencial treinar sua habilidade aos poucos. Dessa forma, comece treinando com a compra de itens pequenos, usados, e vá avançando! Com o tempo, você perceberá que confiança e prática andam lado a lado!

– Treine sua “Cara de Paisagem”

Imagine que, depois de meses procurando por aquele item fantástico, você finalmente o encontrou numa loja qualquer, e ele está bem ali, só esperando por você adquiri-lo, mas o preço está acima do que você esperava, ou acima do que gostaria de pagar. Lembre-se sempre: parte importante de qualquer negociação é fazer com que a outra parte não saiba o quão interessado você está na compra, dessa forma, controlar o entusiasmo e, dessa forma, apresentar a idéia de que você tem outras opções em vista tornará sua negociação muito mais fácil e eficiente. A idéia é simples: ao negociar com alguém, um item que você quer demais, é crucial saber pressionar o preço, mas nem pressionar demais que acabe por estragar a negociação, nem de menos que te dê um preço ruim! Manter a famosa “cara de paisagem” vai te ajudar demais com isso!

– Seja Determinado

Negociar pode ser uma atividade muito cansativa, desgastante e que leva longos períodos de tempo até se concretizar. Para se manter viável, a transação tem de se manter dinâmica para as partes envolvidas, pois assim conseguem manter o diálogo até conseguir encontrar um termo comum.

Sabendo disso, é essencial que você saiba exatamente qual seu horizonte de preço e condições adequados em uma negociação para que, assim, consiga focar em manter a negociação viva e produtiva no sentido de atingir os termos buscados! Saber para onde se vai é crucial para se escolher o caminho!

– Seja Sociável

Negociações fantásticas só podem ser feitas por adversários na negociação, jamais por INIMIGOS, dessa forma, não importa o quão interessado ou motivado você esteja em uma negociação, JAMAIS insulte a inteligência, os costumes ou o produto da outra parte. A habilidade de manter uma postura amigável, cortês e de aproximação tende a produzir os melhores resultados. No fim das contas, bom negócio é aquele em que ambas as partes saem felizes com o resultado, independentemente de quais as expectativas iniciais de cada parte.

Recomendados