O Banco Central divulgou hoje que o Brasil teve um fluxo cambial total positivo de 3,400 bilhões de dólares em outubro, impulsionado principalmente pelo setor comercial. Esse resultado foi mais favorável do que o registrado em setembro, quando o país teve uma saída líquida de 1,665 bilhão de dólares.
As informações mais atuais são preliminares e estão incluídas nas estatísticas relacionadas ao câmbio contratado.
De acordo com as informações do canal financeiro, houve um saldo negativo de 699 milhões de dólares em outubro. Este canal é responsável por operações como investimentos estrangeiros diretos e em carteira, remessas de lucro e pagamento de juros, entre outras transações. Em outras palavras, houve uma saída líquida de recursos financeiros neste período.
De acordo com dados do canal comercial, o saldo de outubro registrou um resultado positivo de 4,099 bilhões de dólares.
“SEMANA: Uma breve visão geral”
Durante a semana passada, de 30 de outubro a 3 de novembro, o fluxo de moeda estrangeira registrou um saldo positivo de 1,757 bilhões de dólares. Vale ressaltar que essa semana foi mais curta, com apenas quatro dias úteis, devido ao feriado do dia 2 de novembro no Brasil.
O Brasil registrou um saldo positivo de fluxo cambial total de 24,346 bilhões de dólares no período acumulado do ano até 3 de novembro. Comparado ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo estava positivo em 8,486 bilhões de dólares, observa-se um aumento significativo.
Devido à greve dos servidores do Banco Central em busca de melhores salários, a divulgação dos dados do fluxo cambial, que geralmente ocorre às quartas-feiras, foi adiada para esta quinta-feira.