Conforme relato da Bloomberg News nesta sexta-feira, durante um julgamento antitruste do Departamento de Justiça, um alto executivo da Alphabet revelou que o Google pagou um total de 26,3 bilhões de dólares em 2021 para empresas terceiras, a fim de garantir que seu mecanismo de busca fosse o principal em navegadores da web e celulares. A intenção por trás desses pagamentos seria manter o Google como o padrão de busca preferido pelos usuários.
De acordo com a reportagem, Prabhakar Raghavan, executivo sênior responsável pelas áreas de pesquisa e publicidade do Google, informou que o valor dos pagamentos feitos pela empresa pelo status padrão teve um aumento de mais de três vezes desde 2014.
De acordo com informações da Bloomberg, Raghavan, um representante do Google, revelou que a receita proveniente de publicidade em buscas alcançou a marca de 146,4 bilhões de dólares no ano de 2021. Um detalhe importante é que os pagamentos por configurações padrão foram responsáveis pelo maior custo para a empresa.
O Google foi procurado para comentar o depoimento, mas se recusou a fazê-lo.
A empresa tem afirmado que os acordos de partilha de receitas estão de acordo com a lei e que têm feito investimentos para manter sua busca e publicidade competitivas.
Ele também afirmou que, caso as pessoas não estivessem satisfeitas com as normas, teriam a possibilidade de trocar para outra ferramenta de pesquisa.
O Google expressou sua objeção em relação à divulgação dos números, argumentando que isso poderia afetar negativamente sua habilidade de negociar contratos no futuro.