Em um recente desenvolvimento na quarta-feira, o mercado testemunhou uma decrescente taxa de juros futuros. Essa tendência pode ser rastreada até mudanças no mercado de Treasuries e uma surpreendente queda nos preços do petróleo.
Porém, é relevante notar que o declínio não neutralizou completamente os aumentos observados nas sessões anteriores. O clima, que anteriormente era de aversão ao risco, viu um breve respiro, graças a algumas novas interpretações de dados do setor de empregos dos EUA e do índice PMI, que “levaram a uma trégua nos movimentos de stop loss registrados nesta semana.”
Além disso, um subtexto relevante é a discussão iminente sobre a nova tributação de fundos e negócios em territórios estrangeiros na casa legislativa brasileira.
Ajustes Recentes e Seus Impactos no DI
As taxas mostram um quadro interessante. O Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 foi registrado em “10,985%, de 11,127% no ajuste anterior.”
Em contrapartida, o DI de janeiro de 2026 viu uma ligeira queda para 10,85% em relação ao dia anterior. Além disso, as taxas de DI para os anos de 2027 e 2029 se assentaram em 11,10% e 11,59%, respectivamente.
Ecos Globais e Sua Influência nas Taxas Futuras
Os últimos dias foram tumultuados no mercado de renda fixa. No entanto, um alívio foi sentido por conta das decisões tomadas pelos mercados financeiros dos EUA e pela redução nos preços das commodities.
Para ser mais específico, após atingirem um marco em 16 anos, os rendimentos dos Treasuries recuaram devido a um relatório da ADP, que sinalizou que “o PMI do setor de serviços medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM) caiu para 53,6”.
Roberto Motta, um conhecido estrategista, observou que as tendências no Brasil foram em grande parte desencadeadas por mudanças técnicas nos EUA.
Flutuações no Preço do Petróleo e Consequências
O mercado do petróleo testemunhou uma queda impressionante de mais de 5%, reduzindo o preço para US$ 85,81 por barril. Especialistas sugerem que a queda abrupta é uma consequência da “realização de lucros” e um aumento surpreendente nos estoques de gasolina.
Análise de Especialistas sobre o Mercado de Renda Fixa
A reação recente dos DIs é vista por muitos profissionais da área financeira como uma correção temporária em vez de uma nova norma. Felipe Beckel, um renomado nome no setor, argumenta que “Não dá para afirmar com convicção que o pior passou.” Motta ressalta a complexidade do mercado, mencionando que “As posições às vezes são tão grandes que levam três ou quarto sessões para desmontar.”
Expectativas e Projeções para o Futuro Próximo
Daniel Leal, estrategista de destaque, acredita que a calmaria pode não durar muito. Ele prevê que “o mercado deve reagir a cada indicador econômico dos EUA.”
Além disso, um importante desenvolvimento esperado é a revelação do payroll dos EUA na sexta-feira. No front interno, o foco está voltado para a votação no Congresso sobre a proposta de tributação para negócios fora do país, algo que poderia ajudar o Brasil a cumprir suas metas fiscais até 2024.