Hoje, 10 de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou os últimos pagamentos referentes ao calendário de março.
A divisão do cronograma de pagamentos divide em duas partes: a primeira atende os segurados que recebem até um salário mínimo, enquanto a segunda atende aqueles que recebem valores superiores.
O INSS faz os pagamentos de acordo com o número final do cartão do benefício para quem recebe até um salário mínimo. Eles liberam os pagamentos de forma escalonada ao longo do mês.
Os pagamentos para os segurados que recebem valores acima do salário mínimo são organizados de acordo com o final do número de identificação social (NIS), que pode ser consultado no cartão do benefício ou no site do INSS. Dessa forma, é possível identificar a data de pagamento específica para cada grupo de beneficiários.
Os valores dos benefícios do INSS são reajustados anualmente de acordo com o salário mínimo. Com o novo reajuste do salário mínimo em 2023, os segurados que recebem benefícios no valor equivalente ao piso nacional terão acesso à quantia de R$ 1.320 a partir do dia 1º de maio.
Já o teto do INSS foi ajustado em 5,93%, concedendo a esse grupo de segurados o correspondente a até seis salários mínimos, que é R$ 7.507,49. Isso significa que os segurados da autarquia não precisam se preocupar com reajustes negativos em seus salários previdenciários.
É importante destacar que o INSS é responsável por fazer os repasses do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é destinado a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. No entanto, o BPC não oferece os mesmos benefícios das aposentadorias e pensões, uma vez que não está atrelado à Previdência Social.
Quem irá receber os pagamentos do calendário de março do INSS?
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Benefício com final 1: 24 de abril
- Benefício com final 2: 25 de abril
- Benefício com final 3: 26 de abril
- Benefício com final 4: 27 de abril
- Benefício com final 5: 28 de abril
- Benefício com final 6: 02 de maio
- Benefício com final 7: 03 de maio
- Benefício com final 8: 04 de maio
- Benefício com final 9: 05 de maio
- Benefício com final 0: 06 de maio
Para quem recebe até o teto da Previdência Social:
- Benefício com final 1 e 6: 02 de maio
- Benefício com final 2 e 7: 03 de maio
- Benefício com final 3 e 8: 04 de maio
- Benefício com final 4 e 9: 05 de maio
- Benefício com final 5 e 0: 08 de maio
Confira a seguir as opções para verificar os pagamentos realizados pelo INSS.
Os depósitos realizados pelo INSS podem ser acompanhados de forma simples e rápida por meio de plataformas oficiais do governo federal. Para isso, o beneficiário tem a opção de consultar os repasses por meio do telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, de acordo com o horário de Brasília.
Além disso, aposentados e pensionistas podem verificar os pagamentos de forma online, seja pelo site do Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
É importante ressaltar que, para utilizar as plataformas online, é necessário ter uma conta do gov.br. Caso o usuário não possua uma conta, será necessário criar uma nova com seus dados.