A necessidade de inovar em processos de segurança de dados é essencial no mundo financeiro. Quando se trata de criptomoedas, essa necessidade é ainda mais crítica.
Vamos explorar como as exchanges de criptomoedas, como a Binance, estão investindo em tecnologias robustas e estratégias de segurança para proteger os usuários e combater cibercriminosos.
Ações Preventivas da Binance
A Binance atua de forma preventiva, com sistemas robustos e rastreamento das transações na blockchain para evitar que maus elementos utilizem a plataforma.
Além disso, ela trabalha em cooperação constante com as autoridades na prevenção de atividades ilícitas e na identificação de criminosos.
Medidas Preventivas Adotadas pelas Exchanges
Entre as medidas, as corretoras de criptoativos utilizam o armazenamento frio (cold storage), autenticação multifator e políticas de senha.
Muitas corretoras também têm um limite para os valores de saque, minimizando qualquer risco potencial de falta aos fundos do usuário.
Fundos de Proteção – SAFU
Algumas corretoras vão além e criam mecanismos para ressarcir o investidor em casos extremos. É o caso da Binance, que em 2018 criou o Secure Asset Fund for Users (SAFU).
“Na Binance, reconhecemos que o crescimento sustentável e seguro de todo o ecossistema cripto requer parceria e diálogo com as autoridades globais, e eu estou determinado a continuar esse trabalho tão importante nos próximos meses e anos.”, disse Tigran Gambaryan, chefe global de Inteligência e Investigações da Binance.
Operações Rastreáveis e Colaboração com Autoridades
A Binance tem um trabalho constante e proativo em parceria com autoridades para combater os crimes cibernéticos e ajudar a levar criminosos à Justiça.
A equipe de compliance da Binance tem mais de 750 pessoas trabalhando ao redor do mundo, e a Exchange atendeu a mais de 50 mil pedidos de autoridades em todo o mundo desde 2022.
Transparência e Rastreamento de Recursos Roubados
A transparência dos registros em blockchains públicas faz com que recursos roubados possam ser rastreados, tornando difícil para o hacker escapar impune com os ativos.