O preço do minério de ferro registrou aumentos nesta segunda-feira, com os futuros mais negociados na bolsa de Dalian atingindo a marca importante de 900 iuanes (122,98 dólares) por tonelada métrica. Essa alta foi impulsionada tanto pela demanda sólida quanto pelo otimismo após a China, principal consumidora da commodity, anunciar a implementação de estímulos fiscais.
Na sessão de hoje, o contrato de minério de ferro janeiro mais negociado na bolsa de Dalian registrou um aumento de 2,51%, alcançando um valor de 900 iuanes por tonelada. Esse resultado representa a maior cotação desde o dia 3 de abril.
O principal órgão legislativo da China deu seu aval para a emissão de títulos soberanos no valor de 1 trilhão de iuanes, bem como a aprovação de uma lei que permite que os governos locais antecipem parte de suas cotas de títulos de 2024. Essas medidas são os mais recentes esforços do país para estimular sua economia.
A maior siderúrgica listada da China, a Baoshan Iron and Steel, divulgou que prevê um sólido apoio da demanda por aço no país no último trimestre de 2023 e ao longo de 2024, graças aos setores de infraestrutura tradicional e novos.
Analistas da Sinosteel Futures afirmaram em uma nota que o suporte também está sendo impulsionado pela alta demanda persistente por minério de ferro, devido à menor redução na produção das usinas do que o esperado, apesar das margens de lucro continuamente diminuídas.