O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve um encontro produtivo com representantes do PT na Câmara a fim de discutir sobre assuntos econômicos emergentes.
Ampliação da Arrecadação
Um dos principais pontos de discussão foi a necessidade de ampliar a previsão de arrecadação em R$ 100 bilhões para o ano subsequente.
Conforme disse Haddad, esta ampliação seria realizada sem qualquer aumento na carga tributária. Zeca Dirceu, líder do PT, ao sair da reunião, mencionou que o Ministro “pontuou a importância das medidas que ainda dependem de aprovação no Congresso avançarem para o país ter receita para fazer frente às políticas públicas que o presidente Lula retomou”, referindo-se a programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e PAC.
Ele ainda enfatizou, “Ficou claro que isso (as propostas em tramitação) não vai onerar o setor produtivo. O governo continua de olho nos sonegadores e nos fraudadores para fazer justiça tributária e justiça social.”
Taxação dos Fundos dos Super-Ricos
O tema dos fundos exclusivos, muitas vezes referidos como fundos dos super-ricos, também foi debatido. Zeca Dirceu compartilhou, “A gente disse para o Haddad que a bancada abre mão de taxar os ricos e milionários, e que o que não dá é que o Brasil, com tanta desigualdade, continuar sem taxar sequer os bilionários, que pagam muito pouco imposto”.
Haddad prometeu que uma proposta seria enviada, ainda neste mês, visando taxar os rendimentos desses fundos periodicamente, em contraste com o sistema atual em que a taxa é aplicada somente no resgate.
Avanço do Novo Arcabouço Fiscal
Haddad destacou a importância do novo arcabouço fiscal, que após modificações no Senado, retornou para avaliação na Câmara. Ele solicitou apoio para acelerar sua votação.
Outras Medidas de Impacto Econômico
Além dos tópicos mencionados, o Ministro abordou outros assuntos relevantes. Ele citou a importância do voto de qualidade do Carf e expressou esperança de que a reforma tributária, que visa simplificação e eficiência sem aumento de carga, seja aprovada para impulsionar a economia e consequentemente, a arrecadação.
Relação com a Bancada
Sobre o tom da reunião, Zeca Dirceu revelou que o diálogo foi cordial e a bancada ofereceu total apoio a Haddad. “No primeiro semestre a gente teve um curto-circuito ou outro. Mas agora já está superada. Hoje, cem por cento da bancada está em sintonia com o Haddad.”
Leis Orçamentárias em Pauta
Haddad também solicitou o comprometimento da bancada para a aprovação da LDO, que está em análise na Comissão Mista de Orçamento, e da LOA, que será encaminhada ao Congresso em breve.