O empresário brasileiro Ricardo Castellar de Faria, fundador da Granja Faria, se tornou acionista majoritário do grupo Hevo, com sede na Espanha. A aquisição, avaliada em 120 milhões de euros (cerca de R$ 731 milhões), foi anunciada na quarta-feira (13 de novembro).
A transação foi realizada por meio de sua holding, a Global Egg. Segundo comunicado divulgado pelo grupo Hevo, Ricardo Faria é reconhecido como um “proeminente investidor brasileiro” e figura à frente de “uma das maiores produtoras de ovos do Brasil”.
A mudança de controle é descrita como “estratégica” e tem como objetivo fortalecer a base do grupo, além de garantir seu crescimento contínuo. O documento completo pode ser acessado na íntegra através deste link em espanhol (PDF – 2 MB).
“O grupo Hevo permanecerá comprometido em oferecer produtos de alta qualidade, mantendo um claro foco no bem-estar animal e na sustentabilidade nessa nova fase. Com o suporte de Ricardo Faria, o grupo fortalecerá sua presença no mercado espanhol, colocando as pessoas no centro de sua missão e sucesso”, acrescenta o comunicado.
Fundado em 2022, o grupo Hevo é atualmente o segundo maior produtor de ovos na Espanha, contando com uma equipe composta por aproximadamente 500 colaboradores.
Ricardo Faria, com um patrimônio avaliado em R$ 17,45 bilhões, é natural do Rio de Janeiro, formado em engenharia agronômica e está à frente do conselho da Granja Faria, Insolo e RCF Capital. Além disso, preside a Acav (Associação Catarinense de Avicultura).
Atualmente, a Granja Faria se destaca como a principal produtora de ovos férteis e comerciais no território brasileiro.