A empresa de incorporação da MRV&Co, que inclui as marcas MRV e Sensia, registrou vendas líquidas de 2,213 bilhões de reais no terceiro trimestre, um aumento de 54,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com informações divulgadas pela construtora nesta terça-feira.
De acordo com o diretor financeiro e de relações com investidores da MRV&Co, Ricardo Paixão, o total de vendas líquidas se manteve praticamente estável em relação ao segundo trimestre.
Esse resultado foi impulsionado por um mercado aquecido, lançamentos estratégicos e melhorias na capacidade de compra da população através do programa Minha Casa, Minha Vida, que passou por atualizações neste ano.
“O executivo afirmou que o programa habitacional teve um impacto significativo na capacidade de compra dos clientes, resultando em melhorias nos preços e nas margens do negócio. Além disso, o programa também ajudou a reduzir a quantidade de crédito concedido aos clientes.”
Durante os meses de julho a setembro, a empresa registrou a venda de 9.242 unidades no setor de incorporação. Essa quantidade representa uma queda de 5,9% em relação ao trimestre anterior, mas um aumento de 29,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
No que diz respeito aos lançamentos, foram feitas 5.862 unidades, número inferior às 7.155 unidades lançadas no mesmo período do ano passado (-18,1%), porém, houve um aumento de 12,6% em relação ao trimestre anterior, que registrou 5.206 lançamentos.
No terceiro trimestre, a construtora registrou um aumento de 5,7% no valor médio das unidades vendidas em comparação com o trimestre anterior, chegando a 239 mil reais. Em relação ao mesmo período do ano passado, o tíquete médio teve um aumento de quase 19%.
No último trimestre, a velocidade de vendas líquida (VSO) aumentou para 30,4%, o que representa um aumento de 1,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e um crescimento de 12 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado em 2022.
A empresa continuou a reduzir o consumo de caixa, que ficou em 44 milhões de reais no terceiro trimestre. O diretor afirmou que espera uma melhora nos resultados para o período de outubro a dezembro deste ano, mas não pode garantir a geração de caixa.
“Não posso afirmar com certeza se teremos um balanço positivo ou negativo no quarto trimestre”, declarou Paixão
“Estamos testemunhando um constante aprimoramento dos resultados operacionais. Um desses resultados é a melhoria na geração de caixa. Esperamos que essa melhoria seja ainda maior do que no terceiro trimestre. Não posso afirmar se será um resultado neutro em termos de caixa ou não.”
O artigo foi editado por Alberto Alerigi Jr.