Vocês já devem ter ouvido de alguém próximo a seguinte frase: “Conheço umas 10 pessoas que faliram com a bolsa de valores” – não é mesmo?!
Hoje, iremos desmistificar esse assunto, desconstruir essa visão que o brasileiro tem deste tema. Vamos também desmistificar as palavras: “especulador” e “risco”. Elas são apenas um desdobramento dessa visão distorcida que as pessoas tem desses conceitos. Vale a pena lembrarmos que “especulador” nada mais é do que um profissional que busca arbitrar situações diversas, ou seja, quando ele encontra oportunidade em um negócio, ele acaba por observar os fenômenos e tirar proveito deles.
Já “risco”, é uma condição onde você tem pontos positivos e negativos a serem alinhados. Maior risco, maiores probabilidades de problemas e menor risco, menores probabilidades de problemas. Nada na vida, tem zero risco e nada na vida é absolutamente ariscado, é uma relação que costumamos falar que é transitória.
Esses dois conceitos de especulação e risco, deveriam ser passados para as pessoas a vida inteira, e isso não acontece.
Um outro ponto importante nesse mercado, é a resiliência e ter respeito pelo dinheiro. Por exemplo, uma pessoa que fali mais de uma vez. Vemos isso como um desrespeito com o dinheiro. É importante aproveitar o exemplo dos outros e até mesmo tirar como lição sua próxima experiência de queda, para que você não repita os mesmos erros.
E o que mencionamos acima, não é só sobre o mercado de valores, é para a vida. Você precisa procurar ter por perto, pessoas que tem respeito pelo dinheiro dele e dos outros. Que tenham compreendido com o exemplo dos demais, os riscos reais que precisavam ser bem cercados, para que os passos sejam sempre dados para a direção correta.
Quando você começa a explorar o mercado de valores, tenha sempre referência pessoas que saibam trabalhar com gestão de riscos, tenham respeito pelo dinheiro e saibam analisar todos os fatores de forma clara e realista. Isso, é de suma importância em qualquer circunstância na vida, não somente no mercado de valores. Pessoas que saibam tirar bom proveito das situações que ele viu e viveu.
Resumindo: É muito importante nesse início, você ser muito bem instruído. A grande ideia, é que você aprenda a entender os ciclos, que irão te facilitar todo seu caminho no mercado de investimentos.